Comissão de Saúde faz visita técnica em aldeias indígenas de Aracruz
Na última sexta-feira, 07 de dezembro, a Comissão de Saúde realizou uma incursão por aldeias indígenas do município de Araruz, observando, além da realidade dos povos Tupinikim e Guarani, a situação do atendimento em saúde para essa população.
Ainda durante a visita técnica, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), entregou à população indígena cinco novos carros e seis bicicletas. Os veículos, de acordo com a secretária de Saúde, serão utilizados no atendimento da população de todas as aldeias, com objetivo de contribuir no transporte assistencial de saúde.
“A nova frota será utilizada, principalmente, para atendimento da população indígena em situação de risco. Já as bicicletas serão um meio de transporte importante para as Agentes de Saúde, principalmente na mobilidade em locais mais afastados”, explicou Clenir Avanza.
Povos indígenas no ES
Em todo o Estado, o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) registrou, em 2010, uma população indígena de 9.160 pessoas. Aracruz é o único município capixaba com indígenas aldeados, sendo duas etnias – Tupiniquim e Guarani – divididas entre doze aldeias, Guaranis e Tupiniquins.
No mês de agosto, uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) esteve na aldeia Caieiras Velha para avaliar o atendimento à população indígena. O objetivo foi conhecer a realidade e, a partir daí, respeitando a realidade da população indígena, buscar ações para atendimento adequado na atenção primária e especializada.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Retificação do Edital da Saúde: prazo de divulgação de resultado
- Prefeitura realiza vacinação no shopping Oriundi neste sábado (23)
- Aracruz marca presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte