Prefeitura de Aracruz intensifica as ações de combate à dengue

Uma grande ação da prefeitura de Aracruz, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), intensificou o combate à dengue nesse sábado (26/11). Três equipes se dividiram nas localidades de Barra do Riacho, distrito de Guaraná e bairro Bela Vista. Os agentes de endemias, devidamente equipados com os termonebulizadores, ou mochilas costais, transportavam o inseticida UVB em uma espécie de mochila e faziam a aplicação.
Uma outra equipe passava nas residências alertando e orientando os moradores com a entrega de panfletos informativos, além de pedi-los para deixarem os portões abertos para que os agentes de endemia pudessem entrar em suas casas.
Aumento do número de casos suspeitos de dengue no município
A prefeitura de Aracruz já havia alertado a população em abril desse ano sobre o aumento do número de casos suspeitos de dengue no município. Na ocasião a SEMSA convocou a população a redobrar seus cuidados na prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti para evitar um possível surto ou epidemia.
O CCZ do município de Aracruz tem trabalhado durante o ano todo no monitoramento e controle do vetor e da doença, com a visita de agentes casa a casa, trabalhos de educação em saúde, conscientização e a orientação da população próxima às áreas de maior risco. Vale lembrar que o uso do carro fumacê é restrito, pelo MS, a períodos de epidemia e não combate as larvas responsáveis pela infestação.
80% dos focos de mosquito estão dentro das residências
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, ele aparece principalmente ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros e se tornam mosquitos adultos em até sete dias.
O Ministério da Saúde informa que cerca de 80% dos focos de mosquito estão dentro das residências, o que reforça a responsabilidade de cada morador na prevenção. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, e todos nós podemos fazer uma vez por semana. Vale ressaltar que é do morador a principal responsabilidade de eliminar o mosquito.
Outras doenças
O mosquito da dengue também transmite outras doenças, como zika virus e febre chikungunya. A dengue, zika e chikungunya apresentam alguns sintomas em comum, como febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e manchas vermelhas pelo corpo. Caso observe o aparecimento desses sintomas, não tome qualquer medicamento por conta própria. Busque a unidade de saúde mais próxima, todas as unidades do município estão prontas para o atendimento inicial.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Retificação do Edital da Saúde: prazo de divulgação de resultado
- Prefeitura realiza vacinação no shopping Oriundi neste sábado (23)
- Aracruz marca presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte