Prefeitura implementa Plano de Atenção Primária à Saúde em Aracruz

Profissionais da área de saúde de Aracruz já estão participando das oficinas de capacitação para a implantação do Plano de Atenção Primária à Saúde. O programa, que está sendo implementado em parceria pelo Governo do Estado e todas as 78 prefeituras do Espírito Santo, visa a reorganizar o trabalho de atenção primária à saúde para torná-lo mais eficiente e integrado em todo o Estado. A justificativa é a própria importância da atenção primária, que é a porta de entrada da população no sistema de saúde, devendo ter como princípios levar os serviços o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham e garantir a continuidade do atendimento.
Desde o mês de março, profissionais vêm sendo capacitados em oficinas por microrregião e, depois, os mesmos atuam como facilitadores em seus municípios. Em Aracruz, sete facilitadores estão responsáveis por disseminar as diretrizes do programa entre 130 profissionais de setores como o Programa de Saúde da Família (PSF), Programa de Saúde da Família Indígena (PSFI), Hospital e Maternidade São Camilo e Centro de Reabilitação de Aracruz (Creara). Durante esta semana está sendo realizada a segunda oficina do programa com o tema “Atenção Primária à Saúde no Centro do Sistema”.
Em abril, o grupo já discutiu o tema “Organização de Redes de Atenção à Saúde” e até fevereiro de 2011 serão realizadas outras quatro oficinas com os seguintes conteúdos: O Diagnóstico Local; Gestão e Organização do Processo de Trabalho; Prontuário da Família e Demais Instrumentos de Normalização; e Monitoramento, Avaliação e Contrato de Gestão por Resultados. A expectativa, de acordo com secretário de Saúde de Aracruz, Evilasio Oliveira Costa, é que as oficinas concedam diretrizes para que a secretaria possa organizar melhor o trabalho de atenção primária e atender com mais eficiência a população.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 15ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada nesta quarta-feira (2)
- Secretaria de Meio Ambiente participa da Oficina sobre Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC)
- 26ª Expo: camarotes do Rodeio já estão disponíveis para aquisição
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: 11ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Jogos Escolares Brasileiros (JEBs): Aracruz é a cidade do Brasil com a maior quantidade de representantes no xadrez nos últimos 5 anos
- Futebol de Base: Aracruz dá o pontapé inicial no campeonato neste sábado (28)
- Aracruz é escolhida para sediar a 6ª edição TEIA Cultural, evento realizado pelo Ministério da Cultura
- “Um convite à transformação: cuidando do corpo e da mente” – Médico palestra a profissionais da educação
- Saúde promove ação sobre Hepatites Virais na Unidade Vila Rica neste sábado (28) com testagem e vacinação
- Feira Conexão Agro é aberta em Aracruz e reúne autoridades, empresas e produtores em ambiente de inovação