Luta contra a dengue em Aracruz não para e prefeitura planeja mais ações de combate

Em Aracruz o combate ao vetor da dengue continua e o empenho dos moradores em erradicar a ameaça torna-se ainda mais importante. Ontem (09), às 14h aconteceu na sala de reunião da Secretaria de Saúde (Semsa) mais um encontro do Comitê de Assessoramento do Plano Municipal de Controle da Dengue em Aracruz. Quando o motivo da preocupação é a doença, o trabalho de prevenção torna-se indispensável. A Prefeitura de Aracruz precisa trabalhar nesse sentido e a medida anunciada para dar luz às ações de combate ao Aedes aegipty é clara: intensificar e antecipar mutirões para blindar o município contra o mosquito e conscientizar a população.
Desde o início do ano até o dia 05 de junho foram registrados 442 casos suspeitos de dengue em Aracruz, de acordo com os dados divulgados pela Seção de Vigilância Ambiental em Saúde (SVA). Dos 442 casos, foram confirmados 260, sendo três com complicações, e um de dengue hemorrágica. 56 suspeitas foram descartadas. Por isso é importante a coleta sorológica nas unidades de saúde dos indivíduos que apresentam sintomas da dengue.
“Este ano estamos na 23ª semana de monitoramento e temos aproximadamente 190 armadilhas contra o vetor distribuídas no município. A prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. Caso contrário, as ações isoladas poderão ser insuficientes para acabar com os focos da doença”, afirmou o gerente de Vigilância em Saúde da Semsa, Vicente Penteado Vizioli.
A Vigilância Ambiental em Saúde vai trabalhar em parceria com as secretarias de Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura e Transporte (Semit), Ministério Público, além de agentes de limpeza urbana, vigilância sanitária, fiscalização de posturas nas ações de combate à dengue. Ainda segundo Vizioli, até o fim desta semana, representantes da Vigilância vão reunir a comunidade de Vila do Riacho para discutir ações sobre o combate a dengue, uma vez que a localidade está vulnerável pela proximidade com Barra do Riacho. Os objetivos do encontro são para mobilizar a comunidade local sobre o combate à dengue, prestar esclarecimentos e aproveitar para convocar a população local para a realização de um mutirão que deve acontecer na segunda-feira (21), a partir das 8h saindo do posto de saúde local.
O trabalho será feito em etapas. Na segunda (21), a vigilância ambiental vai realizar fiscalização, orientação e possíveis notificações dos proprietários de imóveis e terrenos baldios da localidade. A limpeza urbana da Semit vai trabalhar nos terrenos baldios que tiver acesso sem precisar de autorização judicial. De dois a três dias após a primeira abordagem, entra em ação a equipe de vigilância sanitária e a fiscalização de posturas para realizar os autos de infração. Por fim, serão recolhidos entulho e lixo reunidos durante o mutirão.
Atualmente, os casos mais críticos de infestação no município estão em Barra do Riacho, que tem 347 casos notificados, incluindo 188 confirmados, o que abrange 79% de todos os casos do município. As localidades do município que tiveram notificações foram: Fátima, Segatto, Cohab IV, Bela Vista, Clemente, Centro, Jardins, Polivalente, Jequitibá, Santa Luzia, De Carli, São Camilo, Vila Rica, Limão, Morobá, Nova Conquista, Nova Esperança, Vila Nova, Guanabara, Planalto e São Marcos. Na orla de Aracruz foram as localidades de Mar Azul, Barra do Sahy, Putiri, Coqueiral, Santa Cruz, Nova Santa Cruz, Barra e Vila do Riacho. Já na região norte do município foram Jacupemba e Guaraná, e no interior, a localidade de Santa Rosa.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 15ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada nesta quarta-feira (2)
- Secretaria de Meio Ambiente participa da Oficina sobre Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC)
- 26ª Expo: camarotes do Rodeio já estão disponíveis para aquisição
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: 11ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Jogos Escolares Brasileiros (JEBs): Aracruz é a cidade do Brasil com a maior quantidade de representantes no xadrez nos últimos 5 anos
- Futebol de Base: Aracruz dá o pontapé inicial no campeonato neste sábado (28)
- Aracruz é escolhida para sediar a 6ª edição TEIA Cultural, evento realizado pelo Ministério da Cultura
- “Um convite à transformação: cuidando do corpo e da mente” – Médico palestra a profissionais da educação
- Saúde promove ação sobre Hepatites Virais na Unidade Vila Rica neste sábado (28) com testagem e vacinação
- Feira Conexão Agro é aberta em Aracruz e reúne autoridades, empresas e produtores em ambiente de inovação