Alunos de Aracruz conquistam 36 medalhas na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Organizada anualmente por uma comissão de astrônomos profissionais da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira (AEB), a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) acontece em todo o país há 21 anos, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas. Só para se ter uma ideia do sucesso da competição, somente nesse ano participaram 774.232 alunos de 8456 escolas.
A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola e em apenas um ano letivo. Ela tem uma única fase e prova, que foi aplicada no dia 18/05/18, contendo dez questões. Envolvendo escolas da Rede Municipal, Estadual, Federal e Particular, os alunos aracruzenses fizeram bonito e conquistaram 36 medalhas, sendo 8 de ouro, 13 de prata e 15 de bronze.
Foram premiadas as escolas municipais EMEF´s Placidino Passos (1 bronze), Luiza Silvina Jardim Rebuzi (1 prata), Abílio Correia de Amorim (1 ouro e 1 bronze), Marechal Costa e Silva (1 ouro, 2 pratas e 2 bronzes), Coqueiral (1 ouro, 6 pratas), CMEB´s Mário Leal Silva (1 ouro e 1 bronze), José Mabrini (1 ouro), Paulo Freire (1 prata e 3 bronzes), EEEFM Primo Bitti (1 ouro, 1 prata e 2 bronzes), IFES Aracruz (1 bronze), Centro Educacional de Aracruz – CEA – (1 ouro e 1 prata), CE Espaço Livre (1 ouro, 1 prata e 3 bonze) e Centro Educacional Pensar (1 bronze).
A professora Renata Favarato Ruy Zuccolotto, do CMEB Paulo Freire, que está à frente do projeto, falou do trabalho desenvolvido junto aos alunos. “O estudo do Universo faz parte do currículo do 5° ano na rede de ensino do nosso município. Pensando em oportunizar um aprendizado significativo e prazeroso aos alunos, nós iniciamos o projeto “Sistema Solar” e construímos um planetário giratório. Ele ilustra o movimento de translação dos planetas, bem como características peculiares de cada um, além de algumas constelações do hemisfério Sul celeste”, explica.
Ainda de acordo com a professora, o objetivo maior foi despertar nesses alunos a busca por novos conhecimentos, o que incentivou a participação deles na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. “As medalhas conquistadas são resultado de um trabalho em equipe que envolveu muito planejamento. Até agora já contabizamos 14 medalhas em 3 anos, sendo essas quatro nesse ano. Vibro de alegria a cada resultado conquistado! exalta Renata.
Todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e a medalha cunhada em metal ou acrílico. Além dos alunos, os professores e diretores envolvidos no processo também recebem os seus certificados.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental