Outubro Rosa: Prefeitura e 5º BPM realizam palestra sobre a prevenção do câncer de mama

Dentro das ações da campanha de conscientização do Outubro Rosa, a prefeitura de Aracruz e o 5º Batalhão de Polícia Militar, realizam nesta sexta-feira (19/10), das 10h às 12h30, no Auditório da Empresa Estel Serviços Industriais, Polo Industrial, a palestra “Outubro Rosa: Há esperança na prevenção e no tratamento do câncer de mama".
A palestra será proferida pela médica Ginecologista/Obstetra Dra. Carla Aparecida Spinassé Peruchi, especialista em Atenção Primária à Saúde. Sua temática, que é de grande relevância social, será alusiva às nuances dessa questão tão importante à saúde pública e à qualidade de vida. O evento é aberto ao público, estudantes e profissionais de áreas afins.
O objetivo é fomentar o debate acadêmico de alto nível nas mais diversas áreas do conhecimento de interesse cultural, político e social, para promover a interação entre os profissionais de segurança pública, além das autoridades governamentais e os principais expoentes da sociedade civil organizada.
Câncer de mama: o que a mulher precisa saber
De acordo com dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), em 2016 cerca de 16 mil mulheres morreram de câncer de mama, sendo ele o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, tanto no Brasil quanto no mundo, respondendo por cerca de 28,1% dos novos casos a cada ano. Ele fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Já segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), até o final de 2018 ainda são esperados que surjam outros 60 mil novos casos de câncer de mama. “Existem os fatores de risco e os genéticos. Na nossa palestra elucidaremos esses fatores, o que fazer para evitar, o que fazer para descobrir, o autoexame, enfim, a mulher que se ama, tem que se cuidar”, ressalta a Dra. Carla Aparecida Spinassé Peruchi.
Ainda de acordo com a médica o Outubro Rosa é uma campanha mundial e que chama atenção especificamente para o tratamento no câncer de mama. “Nós precisamos recorrer a ações que busquem o conhecimento dessa doença. Por isso nessa palestra estaremos juntos para abordarmos esse assunto de uma forma mais íntima e conhecermos um pouco mais sobre a importância do autoexame de mama, e assim elucidar ainda mais essa questão”, explica.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental