Escola Sustentável em debate no CMEI Tia Anastácia
.jpg)
O CMEI “Tia Anastácia”, em Santa Cruz, preocupado com as questões socioambientais e dando continuidade no projeto Sustentabilidade, levou novidades para o plano de ação da escola. Com o incentivo da professora Rosieli Geraldina Merotto Foletto, servidora pública e aluna do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), está desenvolvendo o curso de Extensão intitulado “Escola Sustentável: desafio para o século XXI”, sob a orientação da profª Dra. Graça Lobino.
O curso tem como objetivo a formação de eco-educadores com vistas à articulação escola-comunidade sob o enfoque da sustentabilidade à luz da Educação Ambiental Crítico, Segundo a professora Rosieli “envolvendo escola e comunidade podemos estreitar as relações, pois acreditamos que o envolvimento desses atores é de extrema importância para uma postura mais crítica em relação ao meio ambiente. Juntos podemos, apartir da educação, minimizar os impactos ambientais, buscando criar soluções e alternativas que sejam realizadas dentro da escola com reflexo na sociedade. Estas ações objetivam uma melhor qualidade de vida socioambiental”, explicou.
Teoria e prática
O curso já vem acontecendo desde agosto. Nos encontros são discutidos assuntos como pertencimento e cidadania, o consumismo e sua relação com o meio, a sustentabilidade, e uma educação ambiental mais crítica e reflexiva.
Além das discussões teóricas, o curso propôs uma oficina que pudesse potencializar a reutilização de materiais, que aconteceu no último sábado, 06 de outubro. Nesse caso, a escola, utilizando o pneu, material comumente descartado no lixo, colocou em prática tal ação, revitalizando o parquinho das crianças.
De acordo com a professora Rosieli, “quando retiramos os pneus velhos do Meio Ambiente e os transformamos, podemos contemplar um dos princípios da ecoeficiência, que busca estabelecer uma melhor destinação para o lixo que produzimos”, comentou.
Para a oficina foi convidado o artesão Judson Lima Coelho, que possui uma loja especializada em transformar pneus em arte, intitulada Arte Pneus.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental