Prefeitura de Aracruz promove o 1º Seminário de Controle Interno. Novo portal da transparência é apresentado

A prefeitura de Aracruz, por meio da Controladoria-Geral do Município, realizou nesta quarta-feira (26/09), no plenário da Câmara Municipal, o 1º Seminário de Controle Interno destinado a servidores públicos. Na ocasião ainda foi apresentado o novo portal de transparência e seus conteúdos teóricos e casos práticos, com a participação da Controladora-Geral Flávia Cândida e sua equipe técnica.
O evento veio para contemplar uma das ações de planejamento estratégico do órgão. Seu objetivo foi capacitar os servidores e agentes da municipalidade acerca da importância dos controles internos, visando diminuir os riscos na gestão dos recursos públicos. A nova estrutura da Controladoria-Geral do Município de Aracruz veio com a sanção da Lei Municipal 4155/17, que prevê suas atribuições legais em consonância com os princípios da legalidade, legitimidade de economicidade, face à utilização dos recursos públicos e à realização de procedimentos de controle diversos, inclusive por meio de auditorias internas.
Destaca-se também o auxílio aos gestores e agentes públicos quantos às matérias de sua competência, primando para manter o sistema de controle interno em perfeito funcionamento de forma atualizada, observando seu desempenho e o cumprimento das finalidades previstas em lei da cada órgão.
Antes mesmo do início da apresentação dos conteúdos, Flávia Cândida fez as falas de boas-vindas. “Bom dia a todos. Gostaria de dizer que a Controladoria está muio feliz com a presença de vocês. Essa é uma oportunidade de mostrar a necessidade de capacitá-los para entender qual é o nosso trabalho dentro da administração pública, e sua importância para a sociedade”, diz.
Na sequência foi apresentado um vídeo educativo de curta metragem intitulado “Fábula da Corrupção”, nascido de uma campanha lançada pela Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com a UNODC (United Nations Office on Drugs and Crime - Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime). Nele é mostrado uma maneira fácil de se entender e de se falar de corrupção, e ainda deixa uma lição de moral: o bem e honestidade são sempre o melhor meio para se viver em harmonia.
“Nosso novo portal da transparência foi desenvolvido pelos nossos próprios servidores sem gastarmos nenhum outro recurso público. E com essa ferramenta a mais, a gente ganha um grande apoio para combater o que vimos nesse curta, que é o desvio de recursos públicos”, comenta Flávia.
O novo portal de Transparência
O Portal da Transparência é um dos instrumentos criados para divulgar os dados públicos necessários para o pleno exercício do controle social pelo cidadão. É a ferramenta por meio da qual a sociedade pode adquirir o conhecimento necessário para o controle das ações de governo, bem como contribuir para a prevenção e combate à corrupção.
O portal foi reformulado e está com um novo layout. Clique AQUI e confira. A equipe técnica da Controladoria está na fase de ajustes finais e as informações estão sendo inseridas gradativamente. Ele está mais simples, prático e bem estruturado. Agora o cidadão terá mais facilidade em acessar as informações, sendo que a antiga página apresentava uma grande dificuldade funcional de acesso ao conteúdo.
Ele é de fundamental importância para que cada cidadão assuma a tarefa de participar da gestão pública. “Com muita seriedade e respeito, temos trabalhado para assegurar o direito de que o cidadão não apenas participe da formulação das políticas públicas, como também, fiscalize de forma permanente a aplicação dos recursos públicos. A transparência pública é essencial em uma administração moderna. Vamos estreitar a relação entre população e instituição, buscando aprimorar o acesso do cidadão às informações que deseja obter sobre a administração”, completa a Controladora Flávia Cândida.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental