Equipe de fiscalização da PMA apreende armadilhas para captura de Guaiamum em manguezal do Sauê

Quinze armadilhas utilizadas para captura de Guaiamuns (crustáceo em ameaça de extinção) foram apreendidas pela equipe de fiscalização da Prefeitura de Aracruz no último final de semana. As “ratoeiras”, como são popularmente conhecidas, foram encontradas em uma área de manguezal na região do Sauê, litoral do município.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), os materiais estavam em locais estratégicos para a captura do Guaiamum. A equipe fazia a patrulha quando se deparou com as armadilhas.
“Elas estavam dispostas na parte seca do manguezal, que é um local de fácil acesso por estar próximo ao asfalto. Dentro das armadilhas encontramos três Guaiamuns de porte pequeno. Dois machos e uma fêmea”, relata o guarda ambiental, Ronnie Gonçalves.
Os animais foram devolvidos ao manguezal e as armadilhas apreendidas e levadas à SEMAM.
Patrulhamento dia e noite
Para manter a preservação dos manguezais de Aracruz, a equipe de fiscalização ambiental atua dia e noite, realizando rondas em áreas comuns para pesca e cata de crustáceos, com apoio de motos e carros.
Durante o período de andada e defeso de espécies como o caranguejo-uçá, por exemplo, o monitoramento desses locais é intensificado. “A Secretaria do Meio Ambiente se compromete em fiscalizar e preservar os manguezais que, além de serem Áreas de Preservação Ambiental, é importante para famílias que dependem do mangue para o sustento. Além disso, a fiscalização nesses locais é realizada em atendimento a uma Portaria Estadual”, explica o secretário de meio ambiente, Wagner Carmo.
Denúncias
Quem flagrar práticas ilegais em manguezais ou em outras áreas de preservação pode entrar em contato com a equipe de Fiscalização Ambiental de domingo a domingo.
Os telefones para denúncias são: 27 9 9971-4462 e 3270 7065.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental