Prefeitura se reúne com comunidade para organizar mutirão contra a dengue na segunda (24)
Para organizar a condução de um grande mutirão contra a dengue em Barra do Riacho, uma equipe da Secretaria de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Aracruz, se reuniu com a comunidade local na noite de ontem, nas dependências da escola Caboclo Bernado. Com início por volta de 18h, o encontro discutiu as formas de combate aos focos do mosquito. Na Barra, foram notificados mais de 180 casos, 43 confirmados como dengue. Os presentes discutiram sobre assuntos relacionados à saúde e sobre as orientações para a mobilização, que acontece durante toda a segunda-feira (24), a partir das 8h, partindo próximo à Canexus e percorrendo toda a localidade.
Sob coordenação da Semsa, com as vigilâncias em saúde e epidemiológica, a reunião teve presença da associação de moradores de Barra do Riacho e de representantes da sociedade civil organizada. Sobre o mutirão, a pauta girou em torno das estratégias para a realização do combate intensificado de segunda-feira e foram constatadas dificuldades que os agentes têm encontrado para fazer a prevenção. Em consenso, houve o reconhecimento de que algumas pessoas ainda não se conscientizaram e negam a entrada dos funcionários para averiguações. O secretário, Evilasio Oliveira Costa, recomendou que toda a população, não apenas da Barra do Riacho, mas de todo município, precisa contribuir com a saúde pública. “É necessário que tomemos esses cuidados, seguindo sempre a orientação dos agentes. Se compreendermos a importância de eliminar a ameaça da doença desde o início, evitando os criadouros, vamos fazer valer o nosso papel de cidadãos, entendendo que zelar pela saúde pública, é papel de todos nós”.
O gerente de vigilância em saúde, Vicente Penteado Vizioli, alertou que o acúmulo de lixo nos quintais e terrenos baldios tem sido motivo para aparecimento do mosquito e o aumento significativo dos casos em Barra do Riacho, mesmo com as várias ações, realizadas, inclusive em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Transportes. Vizioli informou que a proposta para segunda-feira é realizar o maior número de ações envolvendo toda a comunidade, mas não basta esperar apenas por mutirões. “Isso vale realmente para todo o município. Precisamos aprender a ser cidadãos e combater a dengue todos os dias. Muitas vezes podemos evitar os problemas antes que eles aconteçam e isso deve ser um costume nosso”, orientou.
Aracruz tem 255 casos notificados e 54 casos confirmados. Do total, 181 são correspondentes a Barra do Riacho, o que significa uma relação de pouco mais de 70%, com focos do mosquito encontrados, na sua grande maioria, em residências e quintais dos moradores. Por isso se faz necessária a iniciativa da secretaria em realizar essa ação maciça, em conjunto com a comunidade, para conscientizar o povo sobre o perigo dentro de casa.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Reality Show ‘Escola de Sabores’ começa a ser exibido neste sábado (20)
- Atenção Motoristas: mão dupla na Rua Leopoldo Rangel
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz