Novo Conselho Municipal do Direito da Mulher toma posse

Os novos membros do Conselho Municipal do Direito da Mulher (CMDMA), formado por representantes do poder público e sociedade civil, tomaram posse na manhã desta terça-feira, 24 de julho, na Casa dos Conselhos de Aracruz. Os conselheiros, selecionados em votação no início do mês, foram empossados para um mandato de dois anos.
Este novo mandato, no entanto, conta com novidades que simbolizam avanços para a difusão dos direitos da mulher. Trata-se da participação indígena, sendo representada por mulheres da Associação Indígena Tupinikin da Aldeia Areal (AITAA).
Para a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, a representação da sociedade civil cumpre um papel importante na articulação entre o CMDMA e comunidades. “O Conselho é um órgão que fortalece a política voltada aos direitos da mulher, tendo em vista os índices de violência registrados no município, além de atuar na conscientização da população”, disse Rosilene Felipe dos Santos.
Conselho Municipal do Direito da Mulher é um órgão fiscalizador, que monitora casos de violência feminina junto a entidades, como Polícia Civil, CREAS e Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDS).
![]() |
![]() |
![]() |
O novo conselho
As entidades representantes da sociedade civil eleitas foram: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aracruz/ES; Associação Indígena Tupinikin da Aldeia Areal (AITAA); Igreja Assembléia de Deus; Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Planalto de Aracruz.
Já os representantes governamentais são: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS); Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA); Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Retificação do Edital da Saúde: prazo de divulgação de resultado
- Prefeitura realiza vacinação no shopping Oriundi neste sábado (23)
- Aracruz marca presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte