Sociedade aracruzense compartilha decisões no ''V Congresso do Orçamento Participativo''

Orçamento participativo (OP) é o principal instrumento de democratização de gestão municipal. É um processo pelo qual prefeitura e sociedade, juntas, constroem uma forma de governar a cidade. Com o OP, a prefeitura estabelece critérios para compartilhar o poder de decisão com os moradores do município. Cumprindo este objetivo, a Secretaria de Planejamento Estratégico (Sempe), da Prefeitura de Aracruz realiza hoje, 11 de maio, às 18h30, na Câmara Municipal o “V Congresso do Orçamento Participativo 2011”.
No evento será feita a avaliação geral do OP 2006/2009 e desenvolvido o cronograma das atividades para elaboração e acompanhamento da execução, apresentação e aprovação do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Metodologia do OP 2011. No congresso também será dada orientação para o processo de eleição dos delegados e ainda será apresentado o cronograma de reuniões a serem realizados durante a elaboração do OP.
Para o Prefeito de Aracruz, Ademar Devens, o OP é o modelo de gestão que está sendo responsável pela transformação da sociedade. “Através do Orçamento Participativo a população participa das definições de políticas públicas e decisões do governo. A Prefeitura quer construir junto com a comunidade, um novo tempo, no qual a esperança se transforme em ações reais que leve a justiça social e a melhor qualidade de vida, transformando Aracruz numa cidade melhor para todos”.
CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO
18h30 – Credenciamento dos participantes.
19h – Abertura Oficial com os hinos Nacional e Municipal.
19h30 – Apresentação da Avaliação do OP 2006-2009.
- Instrumento que regem o OP em Aracruz.
- Regimento Interno.
- A Metodologia de Trabalho do OP 2011.
- Cronograma das atividades para a elaboração e acompanhamento da execução do OP 2011.
20h20 – Apreciação projeto de Lei que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para elaboração da LOA 2011.
20h30 – Coquetel de encerramento.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação dá início às formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em 2025
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Educação divulga a 77ª Chamada
- Famílias de Guaraná serão beneficiadas com a entrega de pequena barragem
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 002/2024: Educação divulga a 24ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: RETIFICAÇÃO da 10ª Chamada Extraordinária Emergencial
- 15ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada nesta quarta-feira (2)
- Secretaria de Meio Ambiente participa da Oficina sobre Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC)
- 26ª Expo: camarotes do Rodeio já estão disponíveis para aquisição
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: 11ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Jogos Escolares Brasileiros (JEBs): Aracruz é a cidade do Brasil com a maior quantidade de representantes no xadrez nos últimos 5 anos