Agricultura Familiar: Novos equipamentos modernizam o recebimento e distribuição de produtos em Aracruz

O município de Aracruz foi contemplado na última sexta-feira (11/05) com a entrega de novos equipamentos para a modernização das centrais de recebimento e distribuição de produtos da agricultura familiar. Esses recursos foram liberados por meio de convênio entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e Secretaria de Agricultura da prefeitura de Aracruz.
Entre os equipamentos que foram repassados estão: o caminhão-baú refrigerado (8t), um carro "renault Kangoo”, balança (capacidade 20kg, 300kg), computador e impressora multifuncional, pallets, monoblocos de plástico, freezer horizontal (420 litros), freezer vertical (560litros), caixas plásticas para transporte de hortigranjeiros, paleteira/empilhadeira elétrica, câmara fria 100m3.
“É uma grande vitória. Estávamos esperado por isso há muito tempo. Agora teremos mais facilidade na entrega de produtos e seu condicionamento. Antes, as mercadorias eram entregues em caminhão aberto. Agora temos um caminhão refrigerado, dando maior durabilidade e qualidade aos nossos produtos que chegam às nossas crianças”, comemora Taciane Esparandio Baroni, presidente da Associação dos Produtores Rurais e Mata Limpa (ASPRUMATA) e Coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O prefeito Jones Cavaglieri falou sobre esses benefícios para o município que possui 1.800 propriedades rurais, das quais 70% são da Agricultura Familiar. “Esse momento é mais um avanço que nossa prefeitura dá em busca de ajudar nossa agricultura familiar, nos ofertando tranquilidade de que os produtores possam transportar sua mercadoria para a merenda escolar de forma adequada, além de termos mais um carro para o transporte de documentação e caixas menores, equipando nosso centro de distribuição da merenda escolar”.
Renato Pereira Sobrinho, secretário de Agricultura lembrou que a organização das associações de produtores rurais, mais esses novos equipamentos, leva a um grande desenvolvimento desse setor em Aracruz. “Nós queremos que os agricultores se organizem em associações e que elas cresçam e que movimente a economia de nosso município. Também pensamos em criar cooperativas futuramente”, ressalta.
A agricultura familiar
A agricultura familiar tem dinâmica e características distintas em comparação à agricultura não familiar. Nela, a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda.
Além disso, o agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, seu local de trabalho e moradia. A diversidade produtiva também é uma característica marcante desse setor. A Lei 11.326 de julho de 2006 define as diretrizes para formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e os critérios para identificação desse público.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental