Defesa Civil alerta sobre risco em barragem no Rio Piraquê-Açu

A Coordenação de Defesa Civil do município de Aracruz alerta aos cidadãos que ainda não foi retirada a tubulação submersa da barragem de rochas, construída no rio Piraquê-Açu, às margens da estrada Aracruz Sede e comunidade de Santa Maria (próximo à antiga usina hidrelétrica de Santa Maria). Por este motivo a área está sinalizada e não deverá ser acessada por pessoas.
No último dia 18 de março, um adolescente que se banhava na represa faleceu após um acidente. O corpo foi encontrado preso a uma tubulação de aproximadamente 300mm de diâmetro e o corpo de bombeiros precisou usar mergulhadores e a força de oito homens para resgatá-lo.
Segundo o Secretário Municipal de Habitação e Defesa Civil, Valber Campores, os responsáveis pela construção da obra foram notificados para a imediata retirada da tubulação ou para cessarem com solução de engenharia o risco de sucção ocasionado pela presença do tubo, mas houve a alegação de que o volume de água é muito grande e é preciso que diminua para que se faça a devida intervenção com segurança.
“Monitoramos a área desde a semana do acidente e contamos com o apoio da Defesa Civil Estadual para identificarmos o risco. As notificações foram feitas aos responsáveis, mas o risco ainda não foi sanado. Por isso, a Prefeitura de Aracruz colocará mais placas alertando sobre o perigo no local e uma equipe fará monitoramento diário até que o problema seja definitivamente resolvido”, informou o secretário.
É muito importante que os pais fiquem atentos para que crianças não acessem o local, principalmente nestes dias de feriado.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada
- Educação que acolhe e transforma: Salas de Recurso Multifuncional ampliam atendimento inclusivo e humanizado
- Setor de Educação Especial Inclusiva realiza formação na área da Deficiência Visual e Auditiva
- Futsal feminino do CMEBTI Esther Nascimento dos Santos é campeão do JEES e representará Aracruz no Estadual
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação