Aracruz, Ibiraçu e João Neiva se reúnem hoje para discutir os avanços na atenção à saúde mental
Na busca de consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária está acontecendo hoje (13), na Câmara de Vereadores de Aracruz a etapa regional da IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial. O evento que vai até às 17h, é promovido pelas prefeituras de Aracruz, Ibiraçu e João Neiva e conta com a presença de profissionais da saúde, conselheiros municipais, usuários do serviço e familiares da comunidade.
A Secretária de Saúde de Aracruz, Juliana Baiôco, explicou a importância de se trabalhar o tema 'Saúde Mental' e fez um histórico do tratamento ao longo dos anos. “Este momento de participação democrática é fundamental para os avanços da reforma psiquiátrica que queremos, uma reforma efetivamente antimanicominal. A conferência representa um momento democrático, no qual é possível a participação de diversas pessoas, no processo de avaliação e deliberação acerca das diretrizes das políticas de saúde mental”.
Baiôco destacou ainda que a participação do usuário aumentou significativamente com o consequente aumento de serviços. “Estas pessoas precisam debater, propor mudanças eficientes e necessárias para o fortalecimento da reforma psiquiátrica”. A Secretária de Saúde da Prefeitura de João Neiva, Cristina Valéria, ressaltou que a conferência é o momento de discutir o que os profissionais de saúde vivenciam diariamente. “Este é um espaço para fortalecer o controle social e a participação popular na construção de políticas para saúde mental”.
Segundo a Secretária de Saúde de Ibiraçu, Adriana Siqueira Piol, esta conferência é o momento de avaliar a implementação de ações políticas orientadas pelas diretrizes democraticamente aprovadas pela sociedade. “Com esta conferência vamos conseguir um avanço dentro da atenção primária em saúde”. A Conferência Regional segue as orientações da IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial que acontecerá de 27 a 30 de junho de 2010 em Brasília (DF). A etapa estadual será realizada entre os dias 26 de abril a 23 de maio de 2010.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Reality Show ‘Escola de Sabores’ começa a ser exibido neste sábado (20)
- Atenção Motoristas: mão dupla na Rua Leopoldo Rangel
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026