Saúde Mental: habilitação do Centro de Atenção Psicossocial II em fase final
Mais assistência a pacientes com transtornos mentais ou dependência química. Foi publicado no Diário Oficial da União o documento que habilita o município de Aracruz a receber incentivo financeiro para implantação do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS). O recurso, oriundo do Ministério da Saúde, é uma conquista para o município que, atualmente, possui quase 3 mil pacientes com prontuários ativos no Programa de Saúde Mental.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), a partir da habilitação do CAPS II, pacientes com transtornos mentais graves e moderados serão atendidos no Programa de Saúde Mental no bairro Bela Vista – onde, após a habilitação, funcionará o Centro de Atenção Psicosocial, enquanto pacientes com transtornos considerados leves receberão assistência nas Unidades Básicas de Saúde.
“Esses pacientes poderão passar o dia no CAPS e, além de receberem todo atendimento ambulatorial, também vão participar das oficinas e grupos terapêuticos, conduzidas através de uma equipe formada por psicólogos, médicos psiquiatras, assistente social, enfermeira, terapeuta ocupacional, educador físico, técnicos em enfermagem e instrutores”, explicou a gerente de Atenção Secundária, Sabrina Pretti.
Já o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, está confiante com o incentivo e destaca a importância da ampliação e melhorias no tratamento psicossocial. “Vamos cuidar para que o atendimento seja cada vez mais humanizado e efetivo”, salientou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026