Vigilância Sanitária de Aracruz apreende mais de meia tonelada de carne clandestina em Barra do Riacho

O momento é de alerta com os cuidados na compra do peixe da Semana Santa mas, em Barra do Riacho, a Quaresma ficou marcada pela apreensão de mais de meia tonelada de carne vermelha. Semana passada foram 640 quilos, originários de abate clandestino, apreendidos durante uma blitz no distrito, realizada por uma ação conjunta entre Polícia Civil e Vigilância Sanitária da Prefeitura de Aracruz.
A carne foi encontrada em um açougue sem registro oficial, foi apreendida e levada para o Aterro Sanitário, onde foi incinerada. A vigilância Sanitária interditou o estabelecimento, onde a carne era manuseada de forma inadequada e multou o proprietário, que é reincidente. De acordo com a veterinária da Vigilância Sanitária, Sabine de Souza Wendling, a população deve estar atenta à procedência da carne que compra nos açougues. “Esses animais que são abatidos irregularmente podem veicular uma série de doenças para o consumidor, como tuberculose, infecções toxialimentares, diarreia, entre outras. Ao comprar a carne a população deve prestar atenção às condições de higiene do açougue, observar se as carnes estão na refrigeração e observar se as mesmas têm carimbo de inspeção”.
A carne vermelha também precisa ser bem observada. Procedência, condições de armazenamento e estado do produto são as principais orientações da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Aracruz para não haver risco de se adquirir uma mercadoria de origem clandestina ou mesmo deteriorada.
Para denúncia de abatedouros clandestinos e restaurantes em que alimentos não sejam processados de acordo com as normas de higiene a população deve acionar a Vigilância Sanitária no telefone: (27) 3256-6177.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora