CREAS faz campanha contra mendicância no centro de Aracruz
Na manhã desta terça-feira, 26 de setembro, a equipe socioassistencial do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) percorreu por avenidas do centro de Aracruz para conscientizar a população sobre a mendicância (ato de pedir esmola).
Foram distribuídos panfletos nas principais vias e comércios da cidade. Abordando quem passava pelas calçadas ou praças, motoristas e comerciantes, a ação teve o objetivo de levar até a população informações sobre os serviços e programas sociais ofertados para as pessoas em situação de rua.
A equipe de Abordagem Social do CREAS realiza em média trinta atendimentos por mês. Desde 2011, 719 pessoas foram cadastradas no sistema. Atualmente, nove pessoas em situação de rua são acompanhadas pelo serviço; as demais pessoas, consideradas migrantes, retornaram à cidade de origem, após contato com a família.
Atendimento Social
No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) a população de rua pode retirar o Kit Higiene (pasta e escova de dente, sabonete, toalha de banho e chinelo) e também participam de palestras educativas.
Além disso, a pessoa em situação de rua, após regulamentar a documentação básica, é registrada no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal. “Toda pessoa em situação vulnerável ou de extrema pobreza, tem direito de ser cadastrada no Cadastro Único e ser beneficiado com o Bolsa Família. E, como a população de rua não possui renda, são grupos prioritários para serem inseridos no cadastro único”, esclarece a assistente social, Simone Braga.
|
|
|
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz
- Esporte realiza Festival Solidário de Basquete neste sábado (10) na Praça da Paz
- Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira
- Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Programa Saúde na Escola: crianças do Cmei Donatila Coutinho participam de conversa sobre prevenção da violência e exploração sexual infantil