Aracruz sustentável: bairro Cohab 4 recebe mutirão de coleta seletiva

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva, as Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) e Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Aracruz realizam no próximo domingo (17/09), a partir das 8h, no bairro Cohab 4, o mutirão da Coleta Seletiva.
As equipes vão percorrer as ruas do bairro visitando residências e comércios convocando os moradores ao estímulo e compromisso para o processo de separação dos resíduos recicláveis secos e limpos, despertando assim o compromisso de cidadania e a consciência socioambiental. Ao bater na residência do munícipe, a equipe entregará um folheto sobre o Projeto “Aracruz Sustentável”, informando os benefícios da coleta seletiva e da reciclagem do lixo.
“Além de gerar emprego e elevar a renda mensal para muitas famílias, este projeto vai aumentar a vida útil do aterro sanitário, fator fundamental para a melhoria de qualidade de vida do nosso município”, explicou a equipe da Setrans que ressaltou que o destino que se dá aos recicláveis vai mudar o destino de toda nossa cidade e a vida dos associados.
A correta destinação de materiais como vidros, plásticos, metais, embalagens longa vida e papéis também tem forte impacto na saúde de todos, pois possibilita diminuir a quantidade de animais que causam doenças, como ratos, baratas e o mosquito da dengue.
Capacitação dos multiplicadores
Durante esta semana, os agentes multiplicadores que realizarão o mutirão no próximo domingo (17) foram capacitados, por meio de palestras que destacaram a forma correta de se realizar a Coleta Seletiva Participaram da capacitação lideranças religiosas, associação de bairros, Escoteiros, membros da associação de catadores e alunos da escola Monsenhor Guilherme Schimitz e Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ).
Como colaborar com a coleta seletiva
A população de Aracruz pode colaborar com a coleta seletiva de forma simples. Para fazer a separação em casa, basta ter duas lixeiras (ou sacos), uma para resíduos recicláveis e a segunda para orgânicos e rejeitos. São classificados como recicláveis: garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza, potes de shampoo, tubos de pasta de dente, sacolas e embalagens plásticas em geral, isopor, latas e objetos de metal, jornais, papéis, papelões limpos, caixas de leite e de sucos, entre outros.
Na lixeira para resíduos orgânicos e rejeitos devem ser colocados restos de comida, cascas de frutas, legumes e ovos, filtro de café e saquinhos de chá, papéis sujos e engordurados, lixo de banheiro, papel higiênico e fraldas.
Para evitar esses acidentes, a Setrans recomenda que o morador embale os recipientes de vidro (inteiros ou quebrados), cacos e outros materiais cortantes em folhas de jornal, caixas, garrafas pet ou outro material resistente. Garrafas PET podem ser utilizadas como recipientes para alfinetes, agulhas pregos, espetinhos de churrasco e outros materiais pontiagudos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana