Prefeitura produz mudas para reflorestamento de áreas degradadas
O verde predomina no viveiro da Secretaria de Agricultura (SEMAG). É lá que árvores nativas e frutíferas começam a brotar, para depois serem levadas até escolas, quintais, ruas e propriedades.
Em 2017, por exemplo, cerca de 10 mil plantas já foram distribuídas para associações, projetos sociais e população. Espécies como Ingá, Ninho Indiano, Jambo e Acerola são utilizadas no reflorestamento de Áreas de Proteção Permanente (APP) e na recuperação de nascentes, através do projeto Amigos da Água, executado pela SEMAG.
Mas, para que as mudas cresçam saudáveis, é preciso cuidado e organização. Diariamente seis profissionais trabalham no viveiro, ajudando em tarefas que vão do plantio à manutenção do local.
Os serviços envolvem limpeza e secagem das sementes, que depois são colocadas na areia para facilitar a retirada das mudas que serão transportadas para as sacolas. Além disso, a equipe também atua realizando tratos culturais no ambiente, como adubação, aplicação de defensivos, irrigação e capina manual.
“É um trabalho que a gente faz com muito prazer”, enfatiza o servidor público Clarindo dos Passos que, há 25 anos, ajuda a manter o viveiro limpo e organizado.
Espaço do cidadão
Toda semana o viveiro da Secretaria de Agricultura recebe a visita de pessoas interessadas em aprender sobre plantio ou então para receber mudas.
O morador do Bairro Planalto, Helder do Nascimento, foi até o viveiro escolher mudas para plantar no entorno de sua propriedade. “Os Ingás vão fazer sombra na beira do córrego da minha chácara”, relatou.
Serviço
O viveiro da Secretaria de Agricultura está localizado na Rua Girassol, s/nº, Bairro Planalto, e funciona das 08 às 17h.
Cada cidadão pode levar até dez mudas, de forma simples. Para solicitar números maiores de plantas é preciso entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento Agrícola da SEMAG, no número: 27 3270 7063.
|
||
|
|
|
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental