Resistência indígena: grupo Guararatã vai representar Aracruz em desfile cívico

Publicado em: 06 de setembro de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: A Dança Guerreira Tupinikim expressa resistência da cultura indígena
Resistência indígena: grupo Guararatã vai representar Aracruz em desfile cívico

A resistência indígena em um dos mais tradicionais atos simbólicos que celebram a independência do Brasil. O grupo Guararatã, da aldeia tupinikim Irajá, vai representar Aracruz durante o desfile Cívico-Militar do dia 7 de setembro, na próxima quinta-feira, em Linhares, a partir das 8h.  

Com danças de ritmo forte e passos sincronizados, a popular “Dança Guerreira Tupinikim” será apresentada para quase quinze mil pessoas, de acordo com a estimativa do Governo do Espírito Santo.

A apresentação, segundo um dos coordenadores do grupo indígena, trás lembranças dos antepassados. “É resistência”, afirma Bruno Joaquim Siqueira, que explica: “Cada tipo de passo tem um significado... Alguns mostram como um indígena entra na mata e a preparação para a luta. Tentamos transmitir a resistência Tupinikim, que com a evolução do tempo, tenta manter a cultura viva”, finaliza.

Primeira vez no norte do ES
Ao todo, nove municípios das Regiões Norte e Noroeste do Estado participarão do Desfile Cívico-Militar, com apresentação de escolas e atividades culturais. São eles: Aracruz, Colatina, Conceição da Barra, Ibiraçu, João Neiva, Governador Lindenberg, Linhares, que sediará o evento, Marilândia e Sooretama.

Programação

08h - Concentração
Local: Avenida Genésio Durão
O portal de acesso a área de desfile esta localizado na Avenida Genésio Durão esquina com a Rua Perci Carvalho.

09h – Desfile:
Seqüência

-Grupamento de Abertura

-Grupamento Militar e Forças de Segurança Pública

- Grupamento Instituições Civis

- Grupamento dos Municípios

Compartilhe essa notícia: