Pensando no futuro: Alunos da rede municipal aprendem a preservar manguezais
Manoel dos Santos cresceu brincando nos manguezais de Santa Cruz. Morador da aldeia de Caieiras Velha, aprendeu aos 12 anos de idade sobre todas as formas de vida do manguezal e que o ser humano é o guardião da natureza. Hoje, Manoel é um dos parceiros que atuam no projeto Escola no Manguezal e, numa troca de saberes, ensina crianças da rede municipal de ensino a cuidarem de um dos maiores berçários da vida marinha do Espírito Santo.
“Se a gente não souber utilizar o manguezal de maneira correta as futuras gerações correm o risco de não conhecerem várias espécies que vivem aqui”, exemplificou o tirador de caranguejo, que criou os três filhos com recursos do mangue.
O jeito certo de tirar caranguejo
Manoel conta que um dos objetivos da aula é ensinar formas corretas de catar o caranguejo. “Hoje muita gente fala em “catar o caranguejo”, mas o termo correto é “tirar o caranguejo”, utilizando as ferramentas certas. A gente abre um buraco com a cavadeira e depois utiliza o gancho para tirar o caranguejo”, explicou aos alunos do 5º ano da EMEF "Honório Nunes de Jesus".
As crianças, aliás, pareciam estar hipnotizadas com as explicações de Manoel. A pequena Sofia Lourene, de 11 anos, bastante empolgada, comentou: “Eu gostei muito de ver o caranguejo lá no manguezal, porque eu não conhecia esse lugar”.
Já Bruna Viana ficou admirada com as árvores de raízes grandes. “O que mais achei interessante foram as plantas, porque ao mesmo tempo que elas bebem água doce, também bebem água salgada”, contou a aluno de 10 anos.
Ecologia e cidadania
O projeto Escola no Manguezal é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Aracruz, por meio da Gerência de Educação Ambiental. De acordo com a SEMAM, o programa tem o objetivo de desenvolver a consciência ecológica e cidadã dos alunos de escolas Públicas Municipais do município.
Além disso, é uma forma de valorizar a cultura da comunidade local e ensinar sobre a importância do uso racional das riquezas naturais do manguezal, despertando nas crianças uma percepção de responsabilidade e compromisso com o meio em que vivem e também promover novas atitudes de pensar e agir.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana