SEMAM e comunidade dialogam sobre Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Piraquê
Na tarde da última quarta-feira (23), representantes da comunidade de Santa Cruz foram recebidos pela Gerência de Recursos Naturais da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), para apresentação dos primeiros passos da criação do Conselho Deliberativo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim.
Na ocasião, a equipe técnica esclareceu passos importantes para a formação do conselho, além de terem colhido sugestões e tirado dúvidas. Para a SEMAM, o conselho é uma forma de envolver a sociedade na gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável e na conservação da biodiversidade.
“O conselho vai apoiar a SEMAM na gestão e como a comunidade utiliza esse território, ela também precisa estar envolvida na administração da reserva de uso sustentável”, explica o biólogo da Prefeitura de Aracruz, Fabrício Rosa.
Maior manguezal do Estado
Fundada em 1993, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim representa a maior área de manguezais do Espírito Santo. Os 15,80 Km² de manguezais da bacia do rio Piraquê, além da dimensão, se destaca por ser um ecossistema de grande biodiversidade.
Trata-se de uma área natural, com aproximadamente 2.080 hectares, utilizada por povos indígenas e comunidades tradicionais como pescadores artesanais, marisqueiros e catadores de caranguejos que residem em seu entorno.
Além disso, a reserva possui o objetivo de proteger, em seu estado natural, o manguezal e todos seus ambientes associados, além de preservar toda a natureza, fauna, flora e os criadouros de inúmeras espécies, que procuram o meio para descanso, desova e alimentação. Ela contribui para o uso sustentável da unidade, preservando o meio ambiente sem comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo