Área em recuperação do Aricanga recebe manutenção
Profissionais de limpeza estão trabalhando diariamente na manutenção da área em recuperação, na parte baixa do Parque Natural Municipal do Aricanga. O serviço, com duração de um mês, envolve roçada e coroamento em volta das árvores plantadas durante o processo de recuperação.
O espaço que está recebendo a manutenção faz parte do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), executado a partir de uma Condicionante Ambiental da Petrobras.
Manutenção para regenerar
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), a manutenção dessa área, além de melhorar a estética do local, é fundamental para potencializar o processo de regeneração florestal.
“A não manutenção dessa parte do Parque pode contribuir para o surgimento de ervas daninhas, capins, e outras espécies que não potencializam o processo de recuperação da vegetação”, explica a bióloga da Semam, Luciane Ayres.
Pensando no futuro
Com o tempo, a área em recuperação vai deixando a entrada do Parque Natural Municipal do Aricanga mais bonita. Mas, além de trazer beleza, o reflorestamento também favorece a restauração de outras áreas degradadas no entorno do Parque. A Gerência de Recursos Naturais da Semam acredita que essa é uma forma de pensar no futuro do município.
“Essa área recuperada possui a importância de disseminar sementes e atrair dispersores, como aves, morcegos e mamíferos. Posteriormente ela vai favorecer a chegada de outras plantas, além de servir de suporte para recuperação natural das áreas vizinhas”, comenta a bióloga.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental