Conselho Municipal de Meio Ambiente cria câmara técnica para recuperação de manguezais
O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Aracruz (Comma) criou em sua penúltima reunião uma Câmara Técnica Provisória para recuperação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) dos manguezais Piraqueaçu e Piraque-Mirim.
A câmara técnica surgiu a partir da situação constatada no manguezal, após uma chuva de granizo que devastou o ecossistema em junho de 2016. O grupo já realizou visitas no local e também uma reunião com lideranças comunitárias de Irajá, Caieiras Velha e das comunidades de Baiacu e Pirassununga, do distrito de Santa Rosa.
Para engrenar o processo de regeneração, a Câmara Técnica Provisória também realizará pesquisas com o intuito de identificar espécies vegetais a serem recuperadas, buscar alternativas de alimentação para animais que habitam o mangue, levantamento da área afetada e análise do solo.
Berço da vida marinha
O manguezal é um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do planeta, fazendo dessas áreas um verdadeiro berçário natural. Aves, peixes, moluscos e crustáceos encontram nesse ambiente as condições ideais para reprodução, eclosão, criadouro e abrigo.
Além disso, em relação à pesca, os manguezais produzem mais de 95% do alimento que o homem captura no mar. Por essa razão, a sua manutenção e preservação são vitais para a subsistência das comunidades pesqueiras do entorno.
Conheça o Comma
O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Aracruz (Comma) foi fundado em 2001, através da Lei Municipal nº 2.436. É um órgão integrante da estrutura organizacional da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente (Semam), com o objetivo de auxiliar as ações comandadas pela pasta.
O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Aracruz é um órgão colegiado paritário e autônomo de caráter consultivo, deliberativo e normativo, do Sistema Municipal de Meio Ambiente – SIMMA. É constituído paritariamente por representantes da Sociedade Civil que tenham representatividade na Comunidade, por representantes do Setor Empreendedor (Indústria e Comércio), por representantes da Administração Pública, da Comunidade Técnico Científica e por entidades ambientalistas.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo