Escolas da rede municipal de ensino envolvem família e brincadeiras na educação infantil

Nesta última semana, escolas da rede municipal de ensino de Aracruz tiveram em suas agendas vários eventos voltados para fortalecimento da educação infantil. Entre essas ações, destaque para o projeto institucional, “Brinquedos e Brincadeiras” da CMEB Honório Nunes, além da “Família na Escola” do CMEI Vovó Jandira.
Na última quarta-feira (09/10) e quinta-feira (10/10), aconteceu na escola Honório de Jesus, a culminância do “Brinquedos e Brincadeiras”, uma ação desenvolvida ao longo de seis meses e que faz parte da proposta municipal, em investir na Educação Infantil, possibilitando a todos os alunos uma infância significativa, resguardando o direito de brincar.
Segundo a diretora Neusa Morelato, brincar é uma necessidade básica, que faz com que cada criança interaja com o meio, desenvolvendo criatividade e ampliando a imaginação. “A partir da importância do uso do lúdico, nossos professores, com apoio dos auxiliares de educação infantil e das cuidadoras da educação especial, e demais funcionários, contemplam jogos, confeccionam brinquedos e diversas brincadeiras, o que possibilita às crianças uma aprendizagem prazerosa”, explica.
Recriarte
Durante a realização do “Brinquedos e Brincadeiras”, a escola inaugurou ainda um novo espaço, denominado “Recriarte”, um ambiente que reúne vários jogos e brinquedos que motivam ainda mais a criatividade das crianças.
Também na quinta-feira (09/08), a CMEI Vovó Jandira promoveu o 2º encontro “Família na Escola”. Com o tema: “Família é onde nossa história começa!”, os pais puderam acompanhar seus filhos em várias performances de música e dança, onde as crianças, usando suas fantasias, mostravam seus ritmos, estilos e cores.
Além das apresentações, os pais ainda participaram de duas palestras, uma com o pastor Humberto e outra com o Psicólogo Clínico Stephano Conti, ambas com o tema: “Família, afeto e educação”. Nesse momento os pais puderam falar sobre o comportamento de seus filhos, o que eles mais pedem, quais as cobranças, e ouvir dos palestrantes ensinamentos e dicas do bom relacionamento familiar para contribuir na integração do aluno com a escola.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental