Associação de catadores assina contrato para realizar coleta seletiva em Aracruz

A promoção do descarte correto, o reaproveitamento dos resíduos recicláveis e o reconhecimento dos catadores foram os princípios que guiaram a contratação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Aracruz – “Recicle Aracruz". A Ordem de Serviço foi assinada no inicio deste mês pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans).
Na ocasião estiveram presentes o vice-prefeito, Lúcio Zanol, o secretário da Setrans, Luiz Fernando Meier e funcionários da pasta, representantes da SINDMICRO, Hugo e Luciano, diretoria e associados da “Recicle Aracruz”.
A contratação de uma Associação de catadores para a realização da coleta seletiva na cidade é uma iniciativa inovadora. “Um dos principais desafios da gestão de resíduos é a redução dos níveis atuais de desperdício de materiais e de aterramento de resíduos, e a consequente maximização dos resultados de reaproveitamento e de reciclagem. Sendo assim, as ações de caráter público devem buscar um novo modelo de gestão, estruturando e implantando rotas tecnológicas adequadas a este novo cenário exigido, respeitadas as peculiaridades locais”, explicou Meier.
Segundo o documento o principal objetivo é a contratação para o município de serviços de coleta, processamento e comercialização de resíduos sólidos urbanos recicláveis ou reutilizáveis, em áreas com sistema de coleta seletiva de resíduo, efetuado pela associação formada exclusivamente por pessoas de baixa renda reconhecidas pelo poder público como catadores de materiais recicláveis, com o uso de equipamentos compatíveis com as normas técnicas, ambientais e de saúde.
O contrato explica ainda que a retirada de volumes crescentes de resíduos, e seu encaminhamento para os fluxos produtivos, trazem resultados positivos também para o ambiente urbano e impactam positivamente na qualidade de vida da população local, valorizando o espaço público e a convivência harmoniosa.
Para o prefeito Jones Cavaglieri, a contratação da Associação é um salto rumo ao crescimento da coleta seletiva e da reciclagem na cidade e também um avanço da prefeitura na busca pela sustentabilidade e no apoio a esta categoria de trabalhadores, vistos para o município como multiplicadores de ações ambientais.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental