Começam as aulas dos cursos de Almoxarife e NR 10, no Centro Integrado de Aracruz
Na noite desta segunda-feira (01), 47 aracruzenses deram o primeiro passo rumo a um futuro melhor. Eles são os alunos dos cursos de Almoxarife e NR 10 oferecidos gratuitamente em parceria pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde) e pelo Centro Integrado SENAI/SESI/IEL. Em sua primeira aula, foram recepcionados por um “professor” diferente. O vice-prefeito do município, Jones Cavaglieri, deu as boas-vindas e deixou um importante conselho: "Valorizem a formação mas aprendam de fato, porque o mercado está exigente, ele não quer só diploma, ele quer o conhecimento."
O curso de NR 10, voltado para profissionais que trabalham com instalações elétricas, tem uma carga horário de 40 horas, desenvolvidas ao longo de quatro semanas. Já o curso de Almoxarife é um pouco mais extenso: são 180h de aulas, durante quatro meses. Ambos os cursos são oferecidos no período noturno, uma facilidade para quem já está no mercado de trabalho, mas busca se qualificar, sem precisar abandonar o emprego. O objetivo das capacitações do Senai, que são reconhecidas mundialmente, é oferecer uma formação profissionalizante, em consonância com as exigências do mercado de trabalho.
Aumentar as possibilidades de sucesso profissional dos aracruzenses também é o objetivo da Prefeitura, pela melhora que isso representa na qualidade de vida das famílias, e também porque o preenchimento das novas vagas que estão surgindo por moradores do município é uma garantia de que o desenvolvimento econômico seja reverberado. Conforme destaca o vice-prefeito: "Além de fazer a diferença na vida de vocês, também é muito importante para a cidade que vocês ocupem essas vagas, porque é a melhor forma de fazer com que o dinheiro gerado pelos empreendimentos econômicos circule dentro de Aracruz, gerando ainda mais desenvolvimento."
Jones Cavaglieri foi complementado pelo diretor do Centro Integrado, José Braz, que reiterou a importância da qualificação, para que esse ciclo de desenvolvimento funcione: "Se não tiver qualificação da mão-de-obra, não adianta ter emprego. Vai acontecer como acontecia há alguns anos, vai vir gente de fora para preencher essas vagas. A presença desses cursos é uma resposta de uma administração que se preocupa com a formação, por que sabe que Aracruz é a bola da vez."
Durante a aula inaugural, os alunos também puderam conhecer toda a estrutura e o funcionamento do Centro Integrado e do Sistema Senai, por meio de alguns vídeos que foram exibidos. Somente em Aracruz, são oferecidos mais de 40 cursos, nas áreas de mecânica, construção civil e desenvolvimento pessoal, entre outras. Por enquanto, os alunos estudam no antigo prédio da prefeitura, no Centro do município, mas isso deve mudar em dezembro, quando está prevista a inauguração da nova unidade, que vai funcionar no loteamento Jovino Moro, próximo ao Centro de Controle de Zoonoses de Aracruz, com capacidade para atender cerca de 5 mil alunos.
CONHEÇA MELHOR COMO ATUAM OS PROFISSIONAIS DESTAS ÁREAS:
ALMOXARIFE:
Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar.
NR 10:
Profissionais que atuam na proteção de funcionários que interagem com instalações elétricas, inclusive os que exercem outros serviços, mas também estão expostos aos riscos, por causa da proximidade.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy