Autoridades prestigiam a abertura oficial da 7ª Edição da Festa da Imigração Italiana

Na noite da última sexta-feira (07/07), data da abertura da 7ª Edição da Festa da Imigração Italiana em Guaraná, autoridades do município estiveram presentes para prestigiar o evento que foi organizado pela Associação de Friulanos de Aracruz, com apoio da Prefeitura e comunidade.
Antes mesmo da atração principal da noite, com o show de Leandro Bellumart & Banda, várias autoridades subiram ao palco para prestar sua homenagem ao evento, entres eles, o prefeito Jones Cavaglieri, o Secretário de Turismo e Cultura, Jean Pedrini; o Presidente da Câmara, Alcântaro Filho; o Vereador de Guaraná, Roni Garcia; o Deputado Estadual, Dary Pagung, além de membros da Diretoria da Associação dos Imigrantes Friulanos de Aracruz e do Presidente da Associação de Moradores, Atílio Bianchini.
O presidente da Associação dos Imigrantes Friulanos de Aracruz, João Batista, foi o primeiro a se pronunciar. “Quero nesse momento, de maneira muito especial, agradecer a todos que vieram no nosso distrito. Estamos honrados com a presença de vocês.Tenho certeza de que poderão se divertir com nossos shows culturais. Toda nossa população se preparou para realizar uma recepção calorosa àqueles que reconheceram o valor cultural desse evento”, destaca.
O Secretário de Turismo e Cultura, Jean Pedrini falou do estimulo da cultura em toda Aracruz. “Para mim é um prazer enorme poder participar e colaborar com esta linda festa. Valorizar e estimular a cultura do nosso município é uma das determinações do nosso governo. Que possamos transformar essa cultura em um produto que venha a gerar emprego e renda aos moradores. Desta forma, fortalecemos nossa identidade, fortalecemos aqueles que formaram nosso povo, agregando e resgatando valor”, ressalta.
Já o prefeito Jones Cavaglieri falou da alegria em resgatar a história dos italianos no município. “É um grande prazer pode compartilhar a história dos italianos. Quero aqui destacar que nesses três dias de festa, o distrito de Guaraná representa toda nossa cidade. Sabemos que lá no século XIX, 374 italianos chegaram aqui, fazendo de nós um marco da imigração. Resgatar isso permite que nossos filhos e netos possam conhecer a história e o sacrifício que eles enfrentaram. Nossa gestão está focada em resgatar a família, os pequenos, valores éticos e morais. E esta festa faz isto, reúne a família, frisou.
Aracruz: berço da imigração italiana no Brasil
Este ano a Italia Unita teve como tema “Aracruz: berço da imigração italiana no Brasil: Venham conhecer esta história”. Sua realização veio preservar a memória e a cultura dos italianos e seus descendentes que moram em Aracruz, mas precisamente no distrito de Guaraná.
As festividades continuaram no sábado (08/07) com a tradicional carretela e seus famosos carros alegóricos que contaram a história da imigração italiana, com distribuição de linguiça, polenta, queijos e vinho. Já no domingo (09/07) houve a missa celebrada em italiano com Padre Gabriel Stella, reinício dos campeonatos culturais, danças folclóricas, ressaca da carretela e mais shows.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental