Prefeito Jones Cavaglieri anuncia implantação de Clínica de Hemodiálise em Aracruz

Já está definida a empresa que realizará as obras de reforma do prédio que abrigará a Clinica de Hemodiálise de Aracruz. A empresa responsável pelos serviços e a Engevil Engenharia LTDA e tem previsão para o início das obras em 80 dias. A clínica funcionará anexa a Unidade de Saúde do Guaxindiba.
Para iniciar os serviços, a Prefeitura de Aracruz vai migrar o Centro de Especialidades Médicas (CEMA) e os Programas de Referência que hoje funcionam na Unidade do Guaxindiba, para o prédio da Unidade de Saúde do Vila Rica, imóvel próprio da municipalidade.
A clínica de Hemodiálise é resultado de uma emenda parlamentar com contrapartida da prefeitura de Aracruz. Para reforma do prédio serão investidos R$ 947 mil e para aquisição dos equipamentos R$ 1.399.309,00. As obras devem ser executadas num período de oito meses e após a entrega dos serviços o local será equipado e contratada a equipe profissional especializada.
Com a entrada em operação da clínica, que contará com 12 cadeiras de hemodiálise, o local terá capacidade para atender 36 pacientes por dia e cerca de 52 pacientes renais de Aracruz deixarão de viajar para municípios de Linhares, Colatina e Vitória, para realizar a hemodiálise, procedimento muito desgastante, já que cada sessão – podem ser até três vezes por semana – chega a durar 4h horas. Com a inauguração da clínica, pacientes de outras cidades do entorno também passarão a ser atendidos, já que há carência de clínicas de hemodiálise na região. A capacidade total de atendimento é 72 pacientes mensalmente e serão realizadas 1080 sessões/mês.
Segundo o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, o serviço oferecido no município vai facilitar a vida dos pacientes e acabar com a necessidade de transferência das pessoas que precisam deste tipo de tratamento, já que atualmente, os pacientes se deslocam para outros centros de saúde em busca do tratamento. “Graças a esta iniciativa, pacientes fragilizados pela doença, que percorrem quilômetros para serem atendidos em outros municípios, vão contar com serviço de nefrologia em Aracruz. Encurtando distâncias e oferecendo o que há de melhor em saúde, podemos melhorar a qualidade de vida da população. Já é uma esperança melhor porque deixa de ter o desgaste da viagem. Fica somente a hemodiálise, que já não é fácil”, concluiu.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental