Oficina com o consultor Fernando Mendes abre o 2º Ciclo da Parceira Votorantim pela Educação (PVE)

Teve início nesta terça-feira (20/06), no auditório do Polo UAB, o 2º Ciclo da Parceira Votorantim pela Educação (PVE). Na parte da manhã as atividades foram voltadas a alunos da rede municipal de ensino, para que eles pudessem se reconhecer como parte fundamental de uma grande mudança que a sociedade como um todo carece.
Durante a tarde ocorreu uma mobilização social a lideranças comunitárias, educadores e demais profissionais de áreas de interesses, como saúde e meio ambiente, tudo isso com o intuito de fortalecer o conselho escolar. Em ambos os momentos foram ministradas oficinas com o consultor do Grupo Votorantim, Fernando Mendes.
A Secretária de Educação Ilza Rodrigues esteve presente durante o início da mobilização social e comentou sobre a importância do comparecimento de profissionais de diversas áreas. “Fiz questão de participar dessa mobilização, pois para mim a presença de cada um nesse auditório nos dá força para continuarmos com essa parceria. A educação não se faz sozinho. O menino que eu atendo, é o mesmo que é atendido pela assistência social, pelo conselho tutelar e pela saúde”, explica.
Ilza ainda falou sobre o fortalecimento do conselho escolar. “O papel do conselho é fiscalizar, nortear, formalizar. Ele nos dá respaldo legal para agirmos, pois sem ele a escola é fraca, não vai pra frente. Precisamos unir força para que nossos alunos possam atingir seus objetivos”, ressalta.
O fortalecimento do conselho escolar
Durante sua oficina voltada às lideranças comunitárias e demais profissionais, o consultor Fernando Mendes enfatizou que esse ano a Parceira Votorantim pela Educação (PVE) tem como meta o fortalecimento do conselho escolar. “É fundamental a participação da sociedade dentro da escola, pois isso pode contribuir e muito com seu aprimoramento, tanto no acompanhamento da aprendizagem, quanto no controle social dos investimentos feitos e da presença das famílias”.
A proposta é que o grupo que participou possa pensar em uma estratégia para fortalecer a participação dos pais e da comunidade dentro das escolas. “Como essas diversas áreas do conhecimento podem de alguma forma ajudar, por exemplo, a convencer os pais a estarem mais presentes nas atividades escolares?”, pergunta.
Segundo Fernando Mendes, a rotina do dia a dia dificulta essa participação. “É difícil nos organizarmos de uma forma mais compartilhada para ouvirmos tanto alunos, professores e pais. Faço a pergunta: esse compartilhamento pode mesmo ajudar a construir uma sociedade mais justa?” Por isso o fato de estarmos aqui hoje é essencial para refletirmos sobre o assunto”.
Logo após suas colocações, o grupo que participou da oficina se apresentou falando nome, profissão e local de trabalho. Em seguida foram colocadas algumas ideias, entre elas, a de que somente a escola não dá conta de resolver todos os problemas, a integração entre as mais diversas áreas cria ações intersetoriais, que facilitam a compreensão e o planejamento, desde que elas se reconheçam como parte fundamental das mudanças que venham a surgir.
Os trabalhos ainda acontecem nesta quarta-feira (21/06), com diretores do ensino fundamental, e quinta-feira (22/06), com a equipe técnica da Secretaria de Educação.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora