Aracruz quer avançar na integração econômica através da ZPE

O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Divaldo Crevelin se reúnem nesta terça-feira (20/06) com a empresa administradora da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), para alinhar ações e serem desenvolvidas com objetivo de implantar a ZPE no município.
Com a criação da área de 1.623.538,00m², localizada em Vila do Riacho, ficam estabelecidas regras para instalação de empresas, procedimentos de fiscalização, vigilância e controle aduaneiro (alfandegário). Entre os incentivos administrativos para as empresas das Zonas de Processamento de Exportação está a dispensa de licença ou de autorização de órgãos federais para dar mais agilidade às operações aduaneiras.
A suspensão de tributos para as empresas instaladas nas ZPE será outro benefício, já que será concedida na compra de bens e serviços do mercado interno e na importação desses produtos, quando a suspensão fiscal for aplicada sobre o imposto de importação, IPI, Confins, PIS/Pasep e o adicional ao frete para renovação da Marinha Mercante.
Segundo Crevelin, com a ZPE, os exportadores terão mais um mecanismo para fomentar a competitividade de seus produtos no mercado externo e para agregar valor às exportações. “A implantação da ZPE em Aracruz vai ajudar no desenvolvimento do município e será um instrumento de redução das desigualdades regionais, além de atrair mais investidores”.
Zona de Processamento de Exportação
A ZPE é, essencialmente, um condomínio industrial incentivado, onde as empresas nele instaladas gozarão de tratamento tributário, cambial e administrativo diferenciados, com a condição de destinarem uma porcentagem da produção para o mercado externo. Sua presença em Aracruz constituirá em atraente oportunidade de negócios e geração de empregos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental