Artesanato de Aracruz presente na reinauguração da Loja do Artesanato no Shopping Vitória

Sabendo da importância do artesanato para o desenvolvimento econômico de nosso município e a ampliação da renda familiar, a Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur), da Prefeitura de Aracruz esteve presente na manhã desta segunda-feira (12/06) na reinauguração da Loja do Artesanato no Shopping Vitória. O objetivo do espaço é oferecer aos visitantes diversas informações e materiais sobre as belezas e serviços do Espírito Santo.
A reinauguração da loja foi realizada pela Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico Social e Defesa Ambiental (ANDESA) e pela Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda (SETADES). Toda a parte de montagem da loja, como balcão de madeira e estandes de paletts foi confeccionada pela artesã Ivani, do Projeto Nós Mulheres de Aracruz.
O artesanato do município estava representado pelas peças produzidas pelas artesãs dos projetos Nós Mulheres, Espírito das Águas e pelo artesanato indígena dos artesãos Josi e Fábio da Aldeia Areial. A Gerente de Turismo da Semtur, Elisa Bernardi, acompanhou a reinauguração e conferiu o trabalho realizado pelos artesãos de todo o Estado, especialmente de Aracruz.
Conheça os projetos do município:
Nós mulheres, marcenaria sustentável
O projeto que tem como objetivo a oferta de curso de capacitação para 50 mulheres das comunidades de Rio Preto, Praia Formosa, Itaparica, São Francisco, Santa Cruz e Nova Santa Cruz, em curso básico de carpintaria com reaproveitamento de resíduos da obra civil de empresas da região. A proposta é qualificar mulheres, a partir de 18 anos, como aprendizes de marceneiros, e inserí-las no mercado de trabalho de forma qualificada e preparadas para enfrentar os desafios propostos pela atualidade, ou até mesmo gerir seu próprio negócio.
Espírito das Águas
Com peças de artesanato inspiradas no mar, o projeto social “Espírito das Águas” qualifica e impulsiona o artesanato da orla marítima de Aracruz. O projeto é resultado de uma parceria entre o Sebrae e a Fibria. Ele surgiu a partir de um diagnóstico realizado pela Fibria, que constatou a necessidade das mulheres de pescadores buscarem uma fonte de renda para auxiliar no orçamento doméstico. O projeto hoje conta com 30 artesãs de Barra do Riacho e Santa Cruz (Aracruz).
![]() |
|
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental