Aprovada licença prévia para instalação do Estaleiro Jurong em Aracruz

Foi aprovada na tarde de ontem (25) no Coqueiral Praia Hotel na orla do município, a licença prévia para a operação do estaleiro da Jurong no município. A aprovação aconteceu durante reunião do Conselho Regional do Meio Ambiente (Conrema), onde os conselheiros tiveram a responsabilidade de autorizar o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) a emitir a licença prévia (LP) para o estaleiro se instalar em Barra do Sahy. Foram 15 votos favoráveis e apenas um contra. A empresa terá, no entanto, que cumprir 18 condicionantes para receber a licença ambiental definitiva do Instituto Estadual do Meio Ambiente.
A LP é um dos documentos exigidos pela Petrobras para que a Jurong possa participar das duas licitações (construção de sete navios-sonda e duas sondas semi submersíveis) que serão realizadas no dia 04 de março. A licença prévia não permite ainda o início das obras, o documento que possibilitará que as obras tenham início é a licença de instalação (LI).
Durante a reunião, dirigentes da Jurong do Brasil, reforçaram o compromisso de implantar um projeto que seja referência mundial em termos de sustentabilidade. A Presidente do IEMA, Sueli Passoni, explicou que existem várias condicionantes que podem ser acordadas para reduzir os impactos do empreendimento. “As medidas compensatórias propostas e que serão exigidas nas condicionantes, reduzirão os impactos do empreendimento”.
Segundo o Diretor Geral da empresa de consultoria contratada pela Jurong (CTA), Humberto Ker de Andrade, em nenhuma das ações que serão feitas (retirada de um trecho de restinga, dragagem, transferência de animais) haverá danos irreparáveis porque nas condicionantes está prevista a recuperação das áreas que serão modificadas. ”Discutimos o estudo de impacto ambiental com a sociedade durante seis meses”.
“Demos um passo importante para implantação do Estaleiro Jurong, estou muito feliz. Com a vinda deste empreendimento vamos gerar muitos empregos no município e melhorar a qualidade de vida de nossa população”. Foram estas as palavras do Prefeito de Aracruz, Ademar Devens. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Divaldo Crevelin, a chegada do estaleiro no município irá estimular o desenvolvimento da área metalmecânica da região e ainda vai formar uma cadeia de outras áreas.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora