Professor da rede municipal de ensino apresenta trabalho no 8° Fórum Internacional de Resíduos sólidos e Recursos Hídricos

Publicado em: 09 de junho de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: O professor Leonardo entre a secretária de educação, IlzaRodrigues, e da sub-secretária de educação, Rosa Maria. Seu trabalho e estudo apontam uma alternativa de reutilização dos resíduos orgânicos gerados no preparo da merenda escolar
Professor da rede municipal de ensino apresenta trabalho no 8° Fórum Internacional de Resíduos sólidos e Recursos Hídricos

 O Professor Leonardo Reis Milagres, mestre em Gestão Social, que atua como gerente no setor de gestão da Secretaria de Educação, representará o município de Aracruz durante a realização do 8º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos e Recursos. O evento acontece na próxima segunda-feira (12/06), em Curitiba (PR).

Sua pesquisa a ser apresentada, que foi selecionada e aprovada, intitula-se “Vermicompostagem: Educação Ambiental na prática”. Seu trabalho e estudo apontam uma alternativa de reutilização dos resíduos orgânicos gerados no preparo da merenda escolar.

A “vermicomposteira” é um local onde armazena-se os resíduos orgânicos, composto com utilização de minhocas. Essa pesquisa foi a mais apreciada pelos alunos, uma vez que eles puderam manusear e observar o processo de transformação dos resíduos orgânicos em adubo. Alguns professores e alunos gostaram tanto da prática que já adotaram o projeto em outras escolas, além da implementação da vermicomposteira nas próprias residências.

O professor Leonardo afirma que a reutilização dos resíduos orgânicos por meio da vermicompostagem é uma prática simples e muito benéfica à natureza.” A compostagem simples precisa de um espaço amplo e em céu aberto, além da necessidade de revirar periodicamente os resíduos, para que este atinja a temperatura ideal, a fim de favorecer a proliferação dos microrganismos necessários para a decomposição e transformação em adubo, explica.

Ainda de acordo com Leonardo, na vermicompostagem, não é necessário o espaço amplo, pois os resíduos são armazenados em caixas, e quem faz todo o trabalho são as minhocas. “Além disso, o vermicomposto, produto da vermicompostagem, é um adubo mais rico em nutrientes para o solo, comparado ao composto simples”. Ressalta.

Compartilhe essa notícia: