Ação educativa vai alertar e conscientizar sobre o trabalho infantil

A próxima segunda-feira, 12 de junho, é lembrada como Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil; e nesta data, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), fará uma ação de conscientização sobre o assunto, na Praça São João Batista, no centro de Aracruz, das 11 às 13h.
A campanha este ano abordará a participação da mão de obra de crianças e adolescentes nas cadeias produtivas. Para isso, durante a ação serão distribuídos panfletos, além de orientações ao publico, com objetivo de mobilizar a população sobre a exploração do trabalho infantil.
Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil
No Brasil, o dia 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e suas entidades e membros.
De acordo com a SEMDS, a discussão deste tema é relevante para dar visibilidade às atividades desempenhadas nos mais diversos setores de países que ocupam crianças e adolescentes em suas linhas de produção.
O cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja) é o ícone da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo. Este símbolo tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. Representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.
Denúncias
Ajude na proteção de nossas crianças e adolescentes denunciando qualquer prática de exploração do Trabalho Infantil. As denúncias podem ser feitas de forma sigilosa, através do Disque 100, Conselho Tutelar de Aracruz (Sede/Orla) ou na delegacia de crianças e adolescentes.
Confira os telefones para denúncia:
- Disque 100
- Conselho Tutelar – Sede: (27) 3270 7442/ 9 9852 7537
- Conselho Tutelar – Orla: (27) 3270 7441
- Delegacia: (27) 3270 7090
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental