Amigos da Água: mutirão ajuda recuperar nascentes na aldeia Pau Brasil

Um trabalho coletivo em favor do meio ambiente uniu estudantes, comunidade indígena e a equipe técnica da Secretaria de Agricultura na recuperação de duas nascentes localizadas na aldeia de Pau Brasil, neste último sábado, 27. Os trabalhos envolveram o cercamento das áreas e também reflorestamento.
Cerca de 80 pessoas participaram do mutirão. Entre os voluntários estavam estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da Escola Estadual Monsenhor Guilherme Schmitz e alunos do curso de direito da FAACZ, além de moradores da comunidade tradicional, representantes da Associação Indígena Tupiniquim da Aldeia de Pau Brasil e a equipe técnica da Semag.
As atividades tiveram início pela manhã. Enquanto uns cavavam os buracos, outros realizavam o estaqueamento. Logo as cabeceiras foram cercadas em torno dos 240 metros de área, na qual cada uma possui. Os voluntários também foram presenteados com um almoço especial, preparado pela comunidade tupiniquim.
Reflorestamento com plantas nativas
O Pau Brasil, a Paineira, Ipê e Pitanga são algumas das espécies de árvores que já foram plantadas durante o mutirão na Aldeia Indígena Pau Brasil. As mudas, oriundas do viveiro da Secretaria de Agricultura, serão importantes para manter a região das nascentes conservada.
De acordo com a equipe técnica da Semag, o reflorestamento vai ajudar a conter o assoreamento e também a aumentar a infiltração de água da chuva no lençol freático.
Aldeia de Areal também realiza mutirão
Na aldeia indígena de Areal um mutirão, realizado com apoio do Programa de Sustentabilidade Tupi-Guarani da Fibria, também ajudou no cercamento de nascentes. A ação aconteceu no sábado, 27. Os participantes auxiliaram na abertura das covas e encaixe das estacas.
Cinco aldeias indígenas terão nascentes protegidas
Além das cinqüenta e cinco propriedades rurais que terão nascentes protegidas por meio do projeto Amigos da Água, cinco aldeias indígenas das etnias Tupiniquim e Guarani vão receber materiais para isolamento do local onde se inicia o percurso da água.
O projeto Amigos da Água é idealizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Instituto Peroá , Forest Meio Ambiente e Fundação Banco do Brasil.
Confira outros momentos do mutirão:
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental