Políticas Públicas de apoio à agricultura familiar foi tema de seminário em Aracruz
No Brasil cerca de 80% dos alimentos consumidos pela população são oriundos da agricultura familiar. Deste percentual, 75.468 pequenos agricultores estão no Espírito Santo. Já em Aracruz, este segmento representa em torno de 70% das propriedades agrícolas, revelando, assim, a dimensão da agricultura familiar no município.
Tendo em vista a representatividade da produção agrícola em pequenas propriedades, aconteceu na manhã desta segunda-feira (20), no auditório do Cisa, o Seminário de Políticas Públicas em Apoio à Agricultura Familiar, promoviso pela Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) e Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário no Espírito Santo (SEAD).
A conferência reuniu lideranças de associações, além de representantes da Secretaria de Estado da Agricultura Abastecimento Aquicultura e Pesca (SEAG), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER).
O Prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, logo na abertura ressaltou a importância do diálogo para o fortalecimento das Políticas Públicas voltadas ao povo do campo. “É muito importante nos organizarmos e assim estarmos prontos para crescer. Vamos fazer com que a agricultura cresça, apesar das dificuldades”.
Renato Pereira Sobrinho, Secretário Municipal de Agricultura, que também esteve presente no seminário, comentou: “As associações organizadas conseguem captar mais benefícios para o produtor. Uma vez que avançamos nas políticas publicas fica mais fácil resolver certas questões dos assentados, dos meeiros e dos pequenos proprietários”.
O objetivo do seminário foi discutir estratégias, programas, ações e atividades que serão desenvolvidas para fortalecer a agricultura familiar em Aracruz. Também estiveram presentes o Delegado Federal da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário no Espírito Santo (SEAD), Aureliano Nogueira, e o Gerente de Agroecologia da Secretaria Estadual de Agricultura, Marcos Magalhães.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental