Prefeitura pretende reordenar avenida em Barra do Sahy. Construção de palco fixo e preservação da restinga também estão no plano

Publicado em: 16 de março de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeitura pretende reordenar avenida em Barra do Sahy. Construção de palco fixo e preservação da restinga também estão no plano

Na tarde desta quarta-feira (15/03), uma comitiva da prefeitura de Aracruz composta pelos Secretários de Turismo e Cultura (SEMTUR), Jean Pedrini, Obras e Infraestrutura (SEMOB), Wellington Giacomin, e pelo gerente de Recursos Naturais, da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), Ângelo Giovani, estiveram na Barra do Sahy para analisar três importantes projetos para a comunidade: a reordenação da Av. Ademar dos Reis; a construção de um palco fixo na Praça do Corais e preservação da restinga.

Com relação à Av. Ademar dos Reis, que corta toda orla de Barra do Sahy, a ideia é criar um fluxo de mão única, com uma faixa multi uso para pedestres e ciclistas, além de pontos de travessia e estacionamento. “Nossa intenção é criar uma melhor estabilidade no trânsito diminuindo o fluxo de carros, principalmente durante o verão, e assim, oferecer mais segurança a turistas e moradores”, ressalta Wellington Giacomin.

Já a construção de um palco fixo na Praça dos Corais, de acordo com Jean Pedrini, trata-se de um desejo antigo dos moradores do local. “Já houve conversas com a comunidade e o prefeito com aprovação de ambas as partes. Desta forma nós também diminuiríamos consideravelmente nossos custos, sem ter que arcar com a infraestrutura necessária para a realização de shows. O local também ficaria à disposição da comunidade para que possam promover seus próprios eventos”, comenta.

Preservação e manutenção da restinga

Um dos principais pontos analisados, e que é uma das prioridades da secretaria de Meio Ambiente, é a preservação da restinga, que são as plantas herbáceas características que ocupam terreno arenoso e salino, próximo ao mar.

Para o gerente de Recursos Naturais, Ângelo Giovani o objetivo principal na manutenção da restinga é harmonizar o meio ambiente com as pessoas, para que ambas as partes não sejam prejudicadas. “É fundamental educarmos as pessoas levando informação. A restinga não pode ser eliminada em hipótese alguma, trata-se de uma área de preservação permanente (APP), por isso precisamos ter um tratamento diferenciado nessas áreas, como a fixação de placas educativas e cercas de proteção. As pessoas precisam se conscientizar de que sem essa vegetação, o terreno será degradado e o mar irá invadir os quiosques e casas”, explica.

Ainda de acordo com o biólogo, nas áreas que já foram influenciadas pelo turismo e moradores, essas devem ser adaptadas, mantendo a vegetação baixa que consegue segurar a areia e a formação geológica natural. “Sempre iremos trabalhar junto à comunidade para que possamos progredir e não gerar conflitos, afirma representante da SEMAM”.

Todos esses pontos analisados já estão sendo estudados e em desenvolvimento, para que, futuramente, a praia da Barra do Sahy, principal “point” do verão Aracruzense, possa oferecer a todos, turistas e moradores, uma melhor infraestrutura, com harmonia, segurança e sem a degradação do meio ambiente.

Atenção às demais praias
O gerente de Recursos Naturais também deixou claro que a atual administração terá o devido zelo em manter a vegetação da restinga por toda orla aracruzense, pois além de se tratar de uma área de preservação permanente, está diretamente ligada ao bem-estar das pessoas com as praias frequentadas.

Com relação ao investimento em infraestrutura, a administração municipal também terá um olhar diferenciado para que, junto com a comunidade local, cada problema possa ser resolvido.

 

Compartilhe essa notícia: