Crise Hídrica: Prefeitura adota ações para reduzir os impactos da crise hídrica em Aracruz
O município de Aracruz vem sofrendo com o agravamento da crise hídrica desde o mês de outubro de 2015. No entanto, algumas localidades já se encontravam em situação de diminuição dos recursos hídricos, como é o caso da comunidade de Santa Rosa, Guaraná e Santa Cruz.
De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE), os reflexos do agravamento da crise hídrica sobre a sede do município de Aracruz tomaram proporções alarmantes a partir de maio de 2016, período em que a água no barramento localizado nas barragens de “Santa Mara” e do ponto de captação do SAAE – ARA pararam de verter em sentido a foz, fato que levou o SAAE de Aracruz a adotar o sistema de rodízio no abastecimento da Sede.
Ações
Desde outubro de 2015, a Prefeitura e SAAE – ARA vêm realizando algumas ações para reduzir os impactos sobre as diversas localidades atingidas pelo agravamento da crise hídrica, tais como: Publicação do decreto 30.277/2015, o qual impõe regras para utilização dos recursos hídricos em área urbana de forma racional; Contratação de caminhões pipas para abastecimento das localidades de Santa Cruz, Santa Rosa, Grapuama e Biriricas; Recuperação do barramento do manancial que abastece a comunidade de Coqueiral e regiões circunvizinhas; Perfuração de poço artesiano para abastecimento em diversas localidades, bem como reduzir o número de vazamentos no sistema e contratação de empresa para perfuração de poço artesiano na ETA Jacupemba. Ação que depende da publicação do decreto de emergência para imediata contratação.
Ações Conjuntas Poder Público e Privado
A Prefeitura em parceria com a empresa FIBRIA e CESAN também realizam algumas ações para melhorias no sistema de abastecimento de Aracruz Sede.
Algumas delas são a disponibilização de quatro caminhões pipas com capacidade de transportar 1.300 m³ diários de água bruta para complementação do sistema de abastecimento de água; Elaboração de projetos para construção de adutora interligando o sistema de barragens da empresa FIBRIA com ETA Sede e realização de estudos para apontamento de locais propícios para perfuração de poços artesianos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Reality Show ‘Escola de Sabores’ começa a ser exibido neste sábado (20)
- Atenção Motoristas: mão dupla na Rua Leopoldo Rangel
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz