Palestra desvenda tendências do inverno 2010 e capacita costureiras, estilistas e lojistas de Aracruz

Quem pensa o perfil econômico de Aracruz como sendo exclusivamente industrial está muito enganado, ou não foi à palestra na noite de ontem (16) no auditório da escola Placidino Passos, na Sede, que contou com presença maciça de lojistas, costureiras, estilistas e profissionais da moda. Se a intenção do encontro intitulado “Caderno Perfil Inspirações e Tendências Inverno 2010” era mostrar importância, o peso do ramo e capacitar o segmento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de Aracruz, cumpriu seu papel, já que, se bem treinada, a área pode abocanhar uma boa fatia do mercado e replicar no município a realidade nacional, que hoje coloca a indústria têxtil como a segunda maior geradora do primeiro emprego no país. No estado é o segundo setor que mais emprega, perdendo apenas para a construção civil.
Se depender do secretário, Divaldo Crevelin, a façanha não vai demorar muito. Com uma declaração que animou os presentes – ou “as” presentes, já que a maioria do público no auditório era feminino – a confiança no desenvolvimento do vestuário não será em vão. “Vamos transformar Aracruz em um novo polo da costura. Para isso, precisamos sentar juntos e discutir quais serão as prioridades para as demandas na área e então impulsionar os trabalhos desse arranjo produtivo no caminho certo”, empolgou o secretário, que destacou a necessidade do profissional sair da informalidade para regularizar a produção. “Quando se trabalha com uma regulamentação formal no mercado, é mais fácil conseguir crédito para investimentos e competir legalmente em muitos processos. A intenção dessas palestras não é somente dar apoio a esse setor, que começa a se evidenciar em Aracruz, mas inserir essas costureiras na linha de capacitação do empreendedorismo legal para gerar emprego e renda estáveis, uma base sólida e confiável que fortalece a cadeia produtiva na economia aracruzense”.
Dentro da pauta desenvolvida pela parceria entre prefeitura e o SENAI de Colatina, as palestrantes Maria da Penha Ronchetti Lino e Rhaulyani Apelfeler Rodrigues deram seguimento ao roteiro, destrincharam o tema dentro das proposições da moda para o inverno no ano que vem e lecionaram uma aula aos presentes, com direito a certificado. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico ainda anunciou a boa nova para 2010, com a inserção dos profissionais do ramo em dois seminários Empretec, na continuidade do curso “Aprendendo a Empreender” e no formalizador “Empreendedor Individual”, além da parceria com o SENAI nos eventos de moda do município, que desta vez vão oferecer aulas de risco e corte, costura em tecido plano, e design.
Segundo o secretário, com qualificação, parceria público/privado e com a força de vontade do trabalhador, o sucesso no futuro é certo. Aproveitando o fim do ano, Crevelin adivinhou: “Um ano que vem muito próspero e com muito dinheiro circulando na ‘praça’ para todos vocês”. A turma do cama, mesa, banho e vestuário disse amém, com a fé de quem ainda vai rechear o guarda-roupa de muita gente.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Rodrigo Bernardo – Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rodrigovincit@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana