Saúde: SEMSA realiza distribuição de repelente para servidores que atuam no combate à dengue e para gestantes

A Secretaria de Saúde de Aracruz realiza a distribuição de repelentes para preservar a saúde dos servidores que estão desenvolvendo trabalhos em área de transmissão de Dengue e a alta infestação de mosquitos encontrada no município de Aracruz.
A situação epidemiológica atual do Brasil são 2.975 casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus Zika, identificados em 658 municípios, 20 estados e 37 óbitos suspeitos. No Espírito Santo são 32 casos suspeitos em 11 municípios do estado. Em Aracruz temos 3 casos de Microcefalia, os mesmos estão em investigação sobre a relação com o vírus Zika.
Os Agentes de Saúde Ambiental realizam em suas atividades de rotina a vistoria em todo o município de Aracruz, buscando focos e eliminando possíveis criadouros, estando expostos ao contato com o vetor.
Considerando que neste momento, Aracruz está com uma grande epidemia de Dengue e o risco de transmissão de Chikungunya e Zika, a Secretaria de Saúde se preocupa com a proteção dos servidores, permitindo que essa distribuição se torne rotina.
Dessa forma todos os agentes de saúde ambiental vão receber o produto para uso em suas atividades de trabalho, dando maior proteção para execução.
Vale ressaltar que é preciso toda população adotar medida de combate ao mosquito Aedes aegypti, realizando limpeza de quintal e eliminando recipientes que possam acumular água como tampinha de garrafa, folhas secas, sacolas plásticas, entre outros, tirar água de vasos de plantas e substituir por areia, colocar garrafas vazias de cabeça para baixo, tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer recipiente que possa reservar água, escovar as bordas de recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, caixas d’água e mantê-los sempre limpos.
Gestantes
A Secretaria de Saúde de Aracruz (SEMSA) vem realizando as ações de contingência da Dengue, Chikungunya e vírus Zika, com intuito de proteger as gestantes ofertará repelente durante as consultas de pré-natal nas Unidades de Saúde para todas que passam por essa fase importante na vida de uma mulher.
A SEMSA informa que os produtos repelentes de uso tópico podem ser utilizados por gestantes desde que estejam devidamente registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e que o usuário não tenha alergia a nenhum componente da fórmula.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio
- 653 oportunidades de emprego abertas no Sine: destaque para setor industrial
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece entre os dias 24 e 25 de maio
- Dia D do MEI: mutirão gratuito vai ajudar microempreendedores a fazerem a Declaração Anual
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa