Aracruz está entre as 19 cidades do Estado em dia com a Lei de Responsabilidade Fiscal
.jpg)
Num cenário em que o governo federal se esforça para acertar as contas e não incorrer em crime de responsabilidade fiscal, dados do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES) mostram que 17 dos 78 municípios capixabas gastaram mais do que é permitido por lei para bancar servidores este ano.
Isso porque a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) permite que a despesa com pessoal para os municípios seja de, no máximo, 54% da receita corrente líquida (RCL). No caso mais grave, em Água Doce do Norte, no noroeste do Estado, os gastos com folha de pagamento já alcançaram 67,9% do caixa do município no segundo quadrimestre deste ano.
A situação atual torna-se ainda mais preocupante porque o limite legal da LRF nunca havia sido ultrapassado por um número tão expressivo de municípios do Estado, desde que a lei começou a ser aplicada, no ano 2000, de acordo com o Tribunal de Contas.
Outras cidades receberam recomendação de prudência por estarem se aproximando deste percentual. Dezoito municípios ultrapassaram o limite de alerta, que é de 48,6%, e 24 já se encontram em situação crítica, acima do limite prudencial, que é 51,3%.
Queda
Este ano, o TC-ES também emitiu um número significativo de alertas por descumprimento da meta de arrecadação – isso acontece quando a entrada de receita fica abaixo do que foi indicado nas leis orçamentárias de cada prefeitura.
Além do fato do gasto com pessoal ter sempre um crescimento vegetativo, a diminuição das receitas dos municípios, principalmente por cortes nas transferências federais e estaduais, é que provocaram esta conjuntura.
Ao atingir o limite de despesas com pessoal estabelecido por lei, as prefeituras sofrem diversas vedações para não criarem novos gastos, e precisam eliminar o percentual excedente cortando pessoal.
Fonte: G1
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio
- 653 oportunidades de emprego abertas no Sine: destaque para setor industrial
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece entre os dias 24 e 25 de maio
- Dia D do MEI: mutirão gratuito vai ajudar microempreendedores a fazerem a Declaração Anual
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa