Educação: Escola Marechal Costa e Silva realiza Feira de Ciências

O Projeto Pequenos Cientistas, I Feira de Ciências foi realizado com sucesso e muito entusiasmo pelos alunos do 5º ano A da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Marechal Costa e Silva, na manhã desta quarta-feira (25).
O projeto se justifica pelo perfil investigador, curioso e participativo dos alunos do 5º ano, onde se vê nesses alunos um grande interesse e curiosidade pela ciência e por atividades e situações que envolvem exploração dos elementos naturais: água, chuva, terra, entre outros.
A idealizadora do projeto é a professora Daiany Freitas Resende, e disse que ao observar e refletir sobre estas situações constatou-se a grande necessidade que esses alunos têm de observar as reações que causam quando alguns elementos ou objetos se misturam ou sofrem alguma intervenção.
Os objetivos do projeto são estimular a elaboração de hipóteses e o espírito investigativo das crianças, encontrar respostas para suas dúvidas, descobrir o que faz um cientista, pesquisar biografias de cientistas, desenvolver e aguçar a curiosidade, motivar os alunos à persistência, observação e contemplação e promover a participação da família na confecção da experiência.
“Ao iniciarmos um projeto com perguntas instigantes, guiamos as crianças para o universo que se quer conhecer. Essas indagações fazem com que elas pensem e reflitam sobre os assuntos propostos, trazendo a pesquisa para o seu dia a dia, satisfazendo suas curiosidades e relacionando-as ao meio em que vivem”, disse a professora Daiany.
Os alunos estavam muito felizes e realizados com as experiências. Gabriel Andrade foi um dos alunos que falou que estava achando o projeto muito legal. “Desde o início do ano a gente está fazendo esse tipo de pesquisa. Aqui tem várias experiências feitas e o projeto da Feira de Ciências é bacana porque estimula o seu cérebro a fazer coisas cientificas, eu fiz uma experiência física e têm colegas que fizeram química”, destacou Gabriel.
Outros alunos também abordaram que puderam aprender muito com a feira, como as alunos Stephany Mattiuzzi e Vitória Sabará. “Gostei do Projeto, a gente tirou algumas experiências do site e do livro Manual do Mundo. Cada um realizou uma experiência diferente, e podemos aprender com cada uma”, disse Vitória.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio
- 653 oportunidades de emprego abertas no Sine: destaque para setor industrial
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece entre os dias 24 e 25 de maio
- Dia D do MEI: mutirão gratuito vai ajudar microempreendedores a fazerem a Declaração Anual
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte