Prefeitura promove avaliação do ambiente escolar da rede municipal

Com o intuito de melhorar a qualidade da educação no município, as escolas de Ensino Fundamental vão promover de 15 a 20 de junho, a aplicação dos Indicadores da Qualidade na Educação (Indique), criado para ajudar a comunidade escolar a avaliar e melhorar a qualidade da escola. A iniciativa é parte do Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), realizado pela Fibria em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O objetivo do Indique é construir e disseminar um conjunto de indicadores educacionais qualitativos, com fácil compreensão, capaz de envolver os diferentes atores da comunidade escolar – alunos/as, professores/as, gestores, familiares, funcionários/as, representantes de organizações locais em torno de uma avaliação participativa.
Os Indicadores da Qualidade na Educação foram desenvolvidos com a colaboração de ONGs, organismos internacionais, secretarias de educação, órgãos do MEC, profissionais de escolas (gestores, professores e coordenadores pedagógicos), familiares e alunos, de todas as regiões do país, por meio de uma metodologia participativa que incluiu a realização de várias oficinas e pré-testes em unidades educacionais.
Tal formato permitiu a elaboração de indicadores de avaliação fruto do consenso entre instituições que têm grande conhecimento sobre a escola pública e as políticas educacionais no país e sobre as necessidades de melhoria de sua qualidade.
A pedagoga e responsável pelo setor de Gestão Educacional da Semed, Jenilza Spinassé Morellato, explicou que é necessário promover uma gestão democrática de forma a envolver todos aqueles que fazem parte da comunidade escolar em busca de soluções para os problemas. “Procuramos identificar as fragilidades bem como os pontos fortes para com isso elaborar um plano de ação que melhore a qualidade do ensino”, comentou.
Dessa forma, a comunidade avalia a situação da escola em diferentes aspectos de sua realidade, identifica prioridades, estabelece planos de ação, implementa e monitora seus resultados.
A qualidade da escola é avaliada com base em um conjunto de dimensões: ambiente educativo, prática pedagógica e avaliação, ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, gestão escolar democrática, formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, ambiente físico-escolar e acesso e permanência dos alunos na escola.
Parceria pela educação
A Fibria renovou, no dia 16 de março, o convênio com a Secretaria Municipal de Educação de Aracruz para dar continuidade às ações do Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) no município. O projeto, que é uma iniciativa do Instituto Votorantim e abrange os municípios onde as empresas do grupo atuam, o que inclui Aracruz e Conceição da Barra, no Espírito Santo, visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional.
Este ano, o PVE tem como proposta trabalhar o tema “Família e escola juntas – uma atitude que transforma”, adotando cinco atitudes a favor da educação, que fazem parte do Movimento Todos pela Educação – TPE (movimento da sociedade brasileira que visa assegurar a crianças e jovens o direito à Educação Básica de qualidade). São elas: valorizar os professores, a aprendizagem e o conhecimento; promover as habilidades importantes para a vida e para a escola; colocar a educação escolar no dia a dia; apoiar o projeto de vida e o protagonismo dos alunos; e ampliar o repertório cultural e esportivo das crianças e dos jovens.
Confira a programação
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Retificação do Edital da Saúde: prazo de divulgação de resultado
- Prefeitura realiza vacinação no shopping Oriundi neste sábado (23)
- Aracruz marca presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte