Secretaria de Educação oficializa o início do ano letivo
Durante uma cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (3/2), no pátio da EMEF Marechal Costa e Silva, a Secretaria de Educação da prefeitura de Aracruz promoveu uma aula inaugural para oficializar o início do ano letivo em 2015. Trata-se de um ação realizada desde o ano passado, sendo que a cada ano, uma escola é escolhida para sediar o evento.
Na cerimônia, estiveram presentes o prefeito Marcelo Coelho, a Secretária de Educação, Acácia Gleci do Amaral Teixeira, os vereadores Alexandre Manhães e Renato do DETRAN, além de vários professores, alunos, pais, representantes da comunidade escolar e conselho escolar. Todos puderam acompanhar uma apresentação cultural de dança dos alunos da EMEF Marechal Costa e Silva.
A secretária Acácia comentou sobre a importância de se reunir os profissionais da educação, para dar início a um ano letivo. “Pensar em educação, é pensar em planejamento. Nossa secretaria se esforçou muito para reunir os envolvidos em educação, pois para nossos alunos, é fundamental os recepcionamos muito bem, com amparo de toda nossa equipe”, comenta.
Ainda de acordo com Acácia, todo ano escolar que se inicia, gera novas expectativas, e com isso novos projetos e anseios, o que faz com que seja necessário muito comprometimento, dedicação e planejamento.
Lançamento do BIA
A cerimônia de abertura do ano letivo também serviu para dar lançamento ao projeto “Biblioteca Itinerante Ambiental” (BIA) no ano de 2015, uma parceria da Fibria com a Secretaria de Educação que promove a leitura sobre temas ambientais nas escolas, estimulando a curiosidade, com um formato lúdico de biblioteca, bem como a utilização do acervo nas ações de Educação Ambiental.
Cada escola contemplada receberá uma listagem do acervo acompanhado de um roteiro de sugestões de utilização e assinará um termo de responsabilidade, garantindo a reposição e a manutenção dos exemplares.
Esta iniciativa também incentiva a prática da leitura e democratiza o acesso à informação. Além do acervo literário infanto-juvenil, as escolas vão receber livros lúdicos, cartilhas e manuais na área ambiental, e ainda um vasto material multimídia com foco em ações para preservar o meio ambiente.
O Projeto BIA, além de oportunizar o acesso à leitura, também promove o acesso de professores às publicações da área ambiental em vários níveis de conhecimento e em diferentes línguas, facilitando a inserção do tema nas atividades de classe.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz marca presença no Encontro Nacional de Avaliação da Aprendizagem
- Processo Seletivo 005/2023: Semed divulga 13ª Chamada Emergencial / Extraordinária
- CISI fecha mês de agosto com ações positivas para o município
- Projeto Rumo ao Sucesso: Educação promove live explicativa quanto ao edital Ifes 2025
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga chamada Nº 29
- 1º Pedal Solidário do Ifes acontece neste domingo (31)
- Nova Unidade Odontológica Móvel reforça atendimentos em Aracruz
- 2º Seminário de Educação Infantil discute as práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas
- Inscrições abertas para o Curso de Guarda-vidas
- Ação no centro de Aracruz acolhe pessoas em situação de rua