Melhoradores de material reciclado participam de palestra sobre cooperativismo
A Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB/ES) realizou na noite desta terça-feira (17/12), na Pousada Quirino, em Barra do Riacho, uma palestra sobre o cooperativismo destinada aos "melhoradores de material reciclado" do município de Aracruz.
A OCB/ES é uma entidade sindical patronal, sem fins lucrativos que busca a defesa e representação legal das suas cooperativas registradas, promovendo a autogestão e prestando serviço ao sistema cooperativo do estado. Foi fundada em 1970 e hoje conta com aproximadamente 150 cooperativas registradas.
De acordo com a presidente da Cooperativa de Recicladores de Aracruz, Júlia de Oliveira Dias, existe um interesse comum em se criar e oficializar uma cooperativa de recicladores no município.
Pensando em concretizar e oficializar a ideia, esta palestra, que foi ministrada pelo Analista Contábil Victor Lima e pelo Analista Técnico Creiciano Paiva, teve como objetivo apresentar e dar conceito ao termo “Cooperativismo”, mostrar os direitos e deveres dos cooperados, tirar suas dúvidas e verificar se existe uma real intenção em dar prosseguimento com uma cooperativa.
Durante a palestra, os recicladores puderam acompanhar tudo o que envolve a cooperação, como seus requisitos, vantagens, fatores que dificultam a formação de sua identidade, diferenças básicas entre as cooperativas e associações, além de seus princípios, valores e estrutura hierárquica.
Desta forma, com a criação de uma Cooperativa de Recicladores em Aracruz, esta será acompanhada e terá todo o suporte necessário da OCB/ES para que seu crescimento seja ordenado, sadio e trilhe caminhos corretos.
A Cooperativa
Cooperativa é uma associação autônoma de pelo menos 20 pessoas que se unem voluntariamente para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.
Já a Cooperativa de Trabalho, que é o caso da cooperativa de reciclagem, é aquela, que, construída entre operários de uma determinada profissão ou oficio, ou de oficios variados de uma mesma classe, tem como finalidade primordial melhorar o salário e as condições de trabalho pessoal de seus associados e, dispensando a intervenção de um patrão ou empresário, se propõem a contratar obras, tarefas, trabalhos ou serviços públicos e particulares, coletivamente por todos ou por grupo de alguns.
A municipalidade
A atual administração tem trabalhado em função da implantação da Coleta Seletiva em todo o município. Em julho de 2013 foi assinado o Termo de Compromisso Ambiental (TCA) junto ao Ministério Público do Estado.
É previsto no TCA a inserção social em forma de cooperativa ou associação dos então chamados "catadores de materiais recicláveis", que em Aracruz receberam o nome de “Recicladores e Melhoradores de Materiais Recicláveis”.
A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos (Gerência de Limpeza Pública), tem realizado trabalhos convidando pessoas que desejam participar e compor a cooperativa.
Inicialmente houve grandes dificuldades em função do município não dispor de "catadores", sendo que, o que existia era somente alguns sucateiros que não se interessaram em participar do projeto.
Porém, hoje já existem 21 pessoas registradas como cooperados e o estatuto da cooperativa já foi elaborado e está sob auditoria da OCB/ES, que também capacitará os cooperados com um curso específico sobre cooperativismo.
O centro de triagem do município será o local de trabalho dos recicladores. Ele passará por algumas reformas e ainda se encontra em processo de legalização da licença ambiental, que será expedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, bem como vistoria da segurança do trabalho municipal e corpo de bombeiros, que oferece ajuda para a regularização quanto aos aspectos de segurança.
Descarte Consciente Aracruz - Coleta Seletiva
Outras ações com novos projetos já estão sendo trabalhados paralelamente, como por exemplo, o dia exclusivo para a coleta seletiva “porta a porta” em todo o município, o que já acontece em Coqueiral e em outros bairros do município.
Em 2015, com a integralização da cooperativa, muitas inovações e serviços estão previstos, inclusive o aumento do índice de recicláveis, que atualmente é de 2% dos resíduos domésticos coletados.
O Projeto "Descarte Consciente Aracruz - Coleta Seletiva", prevê para o próximo ano um alcance de 25% de todo resíduo doméstico gerado que serão separados, recolhidos e reciclados, podendo alcançar futuramente 50% ou mais do índice de coleta seletiva, encima do resíduo domiciliar gerado.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Reality Show ‘Escola de Sabores’ começa a ser exibido neste sábado (20)
- Atenção Motoristas: mão dupla na Rua Leopoldo Rangel
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz