Prefeitura de Aracruz conscientiza munícipes pelo “Dia Mundial da Alimentação”
Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro, a prefeitura de Aracruz, em uma ação conjunta entre as Secretarias de Educação, de Saúde e de Desenvolvimento Social e Trabalho, realizou das 9h às 15h, desta quinta-feira, na praça da Matriz, centro, um trabalho de conscientização junto aos munícipes.
Entre os trabalhos prestados, nutricionistas e técnicas de enfermagem ofereceram orientações nutricionais, avaliação antropométrica, aferição de pressão e glicemia. As centenas de pessoas que foram ao local, também puderam ver de perto amostras de alimentos, como por exemplo, chocolates, leites, macarrão, salgadinhos, e suas respectivas quantidades de sal e gordura.
Elas ainda receberam um panfleto informativo com orientações para o consumo alimentar e para a promoção da saúde. O material continha uma avaliação antropométrica, onde era anotado o peso, altura e o Índice de Massa Corporal (IMC), para ajudar o cidadão a manter o seu peso corporal na faixa da normalidade.
A nutricionista Daiene Souza falou da importância de uma boa alimentação. “A alimentação saudável pode prevenir muitos tipos de doenças, entre elas, a diabetes, que é uma doença genética e crônica, por isso a importância da pessoa fazer o exame de glicemia a cada seis meses”, explica. Ela também comentou sobre os benefícios oferecidos pelas verduras e legumes. “São alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, estas, importantes na regulação do intestino”.
Preços dos alimentos
O tema deste ano no Dia Mundial da Alimentação, “Preço dos alimentos – da crise à estabilidade”, visa esclarecer o assunto e o que pode ser feito para atenuar seu impacto sobre populações mais vulneráveis.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), organizadora do evento em todo o mundo, variações nos preços dos alimentos, em especial a alta de preços, representam uma séria ameaça para a segurança alimentar e nutricional dos países em desenvolvimento.
As populações carentes são as mais seriamente atingidas. Para Banco Mundial, entre 2010 e 2011, o aumento do preço dos alimentos deixou quase 70 milhões de pessoas na pobreza extrema em todo o mundo.
Entre os objetivos dessa ação, está o incentivo a uma maior atenção à produção agrícola em todos os países, estimular a cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento, além de promover o sentimento de solidariedade nacional e internacional na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: rfaria@aracruz.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Retificação do Edital da Saúde: prazo de divulgação de resultado
- Prefeitura realiza vacinação no shopping Oriundi neste sábado (23)
- Aracruz marca presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte