SAAE Aracruz conscientiza a população quanto ao racionamento de água
Aracruz a exemplo de outros municípios brasileiros vem enfrentando um processo de longa estiagem e secas. A consequência disso é que todo o município está na iminência de passar por um período de racionamento. Em alguns lugares onde a situação é mais crítica, como Santa Rosa a água começa a ser racionada a partir da próxima semana. Em função, disso o SAAE alerta que é necessário consumir de forma consciente e não desperdiçar.
Segundo dados do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE), Aracruz possui ao todo 10 mananciais responsáveis pelo abastecimento de todo o sistema de tratamento de água do município. Em função da seca prolongada e da escassez de chuvas todos eles estão com os reservatórios abaixo da média esperada para este período do ano.
O diretor do SAAE, Robson Fracalossi, explica que em alguns locais do município a situação é mais crítica e devem passar por racionamento. Segundo ele, Santa Rosa começará a ter a rotina de abastecimento alterada a partir desta segunda-feira (06/10). “Os moradores receberão a água na parte da manhã, mas a tarde o fornecimento fica suspenso”, disse.
Ele pede que a partir de agora, as pessoas passem a consumir a água de forma mais consciente e sem desperdícios. Fracalossi aconselha os moradores a adquirirem reservatórios para armazenar o produto em casa para minimizarem os incômodos oriundos do racionamento, que a depender da falta de chuva pode vir a ser mais intenso.
Não desperdiçar é a ordem
Como a iminência de um racionamento de água é muito grande atualmente, saber o que fazer para economizar passou a ser algo fundamental.
Por isso, o SAAE apresentou algumas dicas importantes, que poderão ser usadas no dia a dia, para que os aracruzenses consigam diminuir o consumo e também o desperdício, conseguindo, com isso, evitar o racionamento.
- Desligar o chuveiro enquanto se ensaboa o corpo e desligar a torneira enquanto se escova os dentes ajuda em muito a reduzir o desperdício de água que pode ocasionar um racionamento.
- Nada de mangueira para lavar o carro na porta de casa, pois isso utiliza litros e litros de água de modo absolutamente inútil;
- É muito importante ficar atento a vazamentos e procurar evitá-los ao máximo;
- A calçada também não deverá ser lavada com a utilização de uma mangueira, pois varrer a sujeira com um jato de água é um desperdício. Nesse caso é melhor utilizar a boa e velha vassoura;
- Muitos adoram regar as plantas dos vasos e o jardim, porém, nessa época de estiagem, o ideal é não fazer isso diariamente.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: mrebelo@aracruz.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo