Aumenta a procura pelo “Programa Planejamento Familiar” em Aracruz

A procura pelos serviços do “Programa Planejamento Familiar” realizado pela Secretaria Municipal de Saúde vem aumentando significativamente. Tal comportamento revela que o cidadão aracruzense está mais consciente na decisão de ter filhos ou não, na prevenção de gestações de alto risco e doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).
Outro destaque atual é o número crescente de homens interessados em informações, em especial referentes à realização da Vasectomia. “Está em curso a quebra de um forte paradigma, pois muitos homens tinham preconceitos contra essa forma de contracepção”, destacou a Assistente Social do Programa, Sandra Musso.
O “Programa Planejamento Familiar” tem o objetivo de garantir o exercício dos direitos reprodutivos aos cidadãos de Aracruz. Por meio dele, homens e mulheres participam de ações preventivas e educativas, aconselhamentos e métodos contraceptivos disponíveis, incluindo, caso haja o interesse, o processo de esterilização definitiva como Laqueadura de Trompas ou Vasectomia.
Equipe de Trabalho
Todo o processo envolve uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiras, assistentes sociais e psicólogas. As ações preventivas, educativas e dispensação de contraceptivos orais, injetáveis e preservativos são realizadas nas unidades de saúde do município, já os atendimentos do Programa de Planejamento Familiar acontecem na Unidade da Atenção Secundária Vila Rica.
Os pacientes participam de palestras, atendimento psicológico, de enfermagem, assistente social e médico. E caso a mulher ou o homem informar o desejo de realizar a esterilização definitiva serão encaminhados ao Programa para abertura do processo. Nesse caso, para ser submetido ao procedimento, o (a) paciente deverá ter idade superior a 25 anos e/ou dois filhos vivos, conforme diz a Lei Federal nº 9.263 de 12 de janeiro de 1996.
Segundo a Enfermeira do Programa, Sheila Penha Moraes, ainda conforme a Lei, o prazo entre a abertura do processo e a realização do procedimento é de no mínimo dois meses onde o casal decidirá se realmente realizará a intervenção cirúrgica. As cirurgias são realizadas na Fundação Hospital Maternidade São Camilo.
O “Programa Planejamento Familiar” funciona na Unidade da Atenção Secundária Vila Rica, situada na Rua Padre Luiz Parenzi, SN – Vila Rica.
Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone:
3256-6182
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Christiano Mattos
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunica.aracruz@gmail.com
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo 005/2023: Semed divulga 14ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Prefeitura convida para reunião da Proposta de Intervenção da Orla Marítima, na Praia dos Padres
- Aracruz dá mais um passo na defesa das mulheres com a entrega do Kit Mulher Viva+
- Prefeitura reforça importância do descarte de materiais nos ecopontos
- Setembro verde: Emefti Honório Nunes de Jesus desmistifica preconceitos e promove a aceitação e o orgulho da identidade entre estudantes
- Aposentados recebem homenagem da Prefeitura de Aracruz pelo compromisso com o desenvolvimento do município
- Festa de Santa Rosa contará com sistema de videomonitoramento e reconhecimento facial
- Prefeitura de Aracruz apresenta projeto de infraestrutura no bairro Pôr do Sol
- Qualifica Aracruz: inscrições abertas para cursos gratuitos em parceria com o Senai
- Setembro: mês de conscientização e valorização da vida